24/03/2010

Incêndio em cobertura


Os Bombeiros Municipais de Tavira combateram hoje dia 24 um incêndio numa cobertura de uma habitação em plena Ria Formosa.

Uma graciosa e luxuosa vivenda em acabamento situada no sítio do Arroio em Tavira sofreu um incêndio numa cobertura da esplanada exterior.

Um tecto composto por contraplacado, tela asfáltica e junco, ainda por causas não apuradas começou a arder e rapidamente devido ao vento de barlavento moderado que se fazia sentir no local alastrou a toda estrutura.

O tecto em “palha”, já se encontrava em avançado estado de propagação á chegada do primeiro veículo, produzindo muito calor e fumo.

O mesmo tecto estava protegido com uma rede de dispersores de água, que tem como funções o arrefecimento da estrutura no verão e o combate a um incêndio numa fase inicial.

Durante o combate e antes da nossa chegada este sistema estava activo e operacional, embora não resulta-se do mesmo sinais positivos no modelo empregue no controlo da propagação do incêndiO.

O junco é uma planta que se encontra em abundância na Ria Formosa, caracterizada por ser uma palha mais grossa e resistente, abriga animais que habitam nas imediações do mesmo, pode ser encontrada em ambientes aquosos, pantanais ou secos.

O junco colocado no ornamento da cobertura incendiada é tratado e preparado para sustentar a impermeabilização da mesma, sendo que não absorve a água numa maneira primária, antes pelo contrário repele-a.

Foi o que aconteceu numa primária fase do ataque, o incêndio superficialmente estava circunscrito a um determinado espaço, pois foi cortada a sua progressão, mas interiormente o calor do junco inflamava a tela asfáltica e o contraplacado, promovendo um ataque ampliado com recursos ao desforramento do tecto num todo.

Numa fase inicial o incêndio colocou em risco a habitação mas com o combate e as respectivas protecções às exposições conseguiu-se evitar o pior.

No local estiveram 15 homens apoiados por:

1 VCOT
1VUCI
1VRCI
2VTTU´s

FIRESHELTER52

Sem comentários: