28/04/2010
Levante instalado no Sotavento Algarvio
Um quadro de vento moderado de sueste acompanhado de temperaturas relativamente altas para a época, juntamente com a subida da temperatura da água do mar para mais de 20.gc, é o que se espera para estes dias solarengos do fim de Abril.
Parece que este ano o dia 1 de Maio celebrado com afinco por muitos, vai ser acompanhado de sol e calor, e para os mais corajosos um dia de banhos de mar.
O levante, é um estado de tempo caracterizado pela entrada de ventos e marés quentes provenientes do Estreito de Gibraltar, que por sua vez sofre a influência do tempo do norte de África.
Este vento de leste outras vezes sueste é acompanhado de agitação marítima característica, de instalação quase sempre progressiva mas com um rápido desenvolvimento.
No verão a temperatura da água do mar chega atingir e ultrapassar os 25.gc.
Com a brusca rebentação da ondulação na areia juntamente com a vaporização da água devido á temperatura elevada do ar, cria-se uma névoa de água salgada que na noite se desloca para o interior deixando um cheiro de praia nas cidades.
Caracteristicamente tem a duração de 3 a 7 dias.
Condiciona toda a actividade piscatória e desportiva que se desenvolva no mar.
Devido ao calor a tentativa desenfreada de alguns banhistas mais audazes de entrar no mar com elevada ondulação, provoca consequentes incidentes, em praias não vigiadas chegou a haver em anos anteriores mortes.
Outro facto curioso, são os cadáveres provenientes de pessoas do norte de África que tentam passar o Estreito com o Levante e morrem nas tempestades, os seus corpos são quase sempre encontrados entre Vila Real de Santo António e Fuzeta.
No verão, a instalação do levante influência de forma brusca devido às condições climatéricas o desenvolvimento dos incêndios em espaço rural e florestal.
FIRESHELTER52
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário