07/05/2010
ECIN nos CB´s detidos por Autarquias?
Deverão os Corpos de Bombeiros Municipais beneficiar das ajudas da ANPC nomeadamente, combustíveis, materiais de combate ou Equipamentos de protecção Individual, ou deverão auto-sustentar-se?
Deverão os profissionais bombeiros ser ressarcidos dos valores de ECIN`s quando constituem as respectivas equipas, ou serem ressarcidos á hora como se de trabalho em horário de folga estivessem sujeitos, estando este serviço suportado pela autarquia?
FIRESHELTER52
Etiquetas:
Actividades Lúdicas de Bombeiros,
Curiosidades,
equipamentos bombeiros,
Incêndios Florestais,
MeteoAdvers,
Politica,
Protecção Civil,
sindicato,
Stress
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
6 comentários:
São realmente duas questões que colidem uma com a outra.
Estão muito pertinentes e bem colocadas!
Por um lado o município deveria auto sustentar o serviço de protecção civil pois é o maior interessado na resposta efectiva a todos os contratempos que possam a vir a colocar as populações em risco.
De outra forma o que a ANPC pudesse contribuir seria bem-vindo, mas saberíamos sempre que era apenas um aconchego e a maior fatia das despesas era da autarquia.
Por outro lado, um bombeiro municipal que em serviço de folga ganha por volta de 8 euros á hora, ao efectivar um turno de ECIN sujeita-se a baixar mais de 25% do valor que recebia normalmente num serviço idêntico de folga, aumentando esse valor para perdas acima de 75% no posto de bombeiro de 1ª classe municipal.
Será justo?
Receber muito menos, ter as mesmas responsabilidades, efectuar o mesmo serviço, privar o descanso?
Para quê?
Ganhar mais uns trocos ao fim do mês?
Receber tarde e a má horas, chegando a acumular 2 meses de serviços?
Andar sobre stress, ter de executar todo o tipo de serviços,...
E ainda ter num CB um voluntário que só lá vai nos ECIN´s e como é sub-chefe manda põe e dispõe sobre todos os bombeiros profissionais???
Axo que não vale o esforço...
Os bombeiros Municipais devem ter ECIN e devem ser beneficiados pela ANPC, como os homens devem ser pagos pelo seu índice salarial quando estão de serviço, despesa extra deve ser suportada pela autarquia, como muitos corpos de bombeiros fazem ao usar os seus profissionais para esses serviços.
Mas muitas das autarquias não querem ECIN, saí muito caro, nem se preocupam-se com isso, como um variador amigo diz.
- Para quê?
-Quando eles necessitarem de ajuda, os outros bombeiros de fora vem ajudar.
Mas os seus bombeiros raramente saem para fora de zona, mas gostam de ser ajudados, essa é a filosofia infelizmente de muitas Câmaras Municipais desse país, vêm os seus bombeiros como simples funcionários camarários, e não gostam de usa-los a fazer serviço fora do seus concelhos, mas isso será o futuro, muitos presidentes de câmara já questionam os comandantes dos bombeiros associativos o porquê é que mandaram meios para fora de zona, principalmente se esses bombeiros são maioritariamente ajudado pelas câmaras, porque as verbas da ANPC são meramente simbólicas.
Se existem chefias dos voluntários que fazem isso, pode acontecer, como existem elementos do municipais que usam fazem isso, baixa por tudo e por nada, seguros, assistência á família, estudos etc., nunca tem tempo para trabalhar quanto terem formação.
Sabes quanto perde monetariamente um bombeiro que seja retirado de um turno para fazer formação?
Tens noção?
Se receberes formação numa entidade que te conceda a refeição e não possas colocar ajudas de custo, numa semana perde um bombeiro municipal mais de 200 euros no vencimento final.
Exemplo a recertificação de TAS na ENB.
Agora imagina quando o teu turno apanha um feriado e tu estas na ENB, eles no CB ganham extraordinário e tu perdes só nesse dia 150 euros ou mais uns pozinhos!
Ainda queres falar de direitos e regalias?
Sabes á quanto tempo tenho 4 dias para gozar e não consigo?
Sabes bem a ginástica e os sapos que se engolem para que todos num turno acertarem as férias sem que para isso 2 elementos as marquem na mesma altura?
Sabes o que é desde 98 ser bombeiro de 3ª até 2007, quando de 3 em 3 anos podes concorrer ao posto seguinte e ser aumentado, nesta altura já podia ganhar como sub chefe.
Sabes o que é colocar uma baixa e quando regressares ao trabalho a câmara ter pedido uma junta médica e és apanhado de surpresa?
Sabes o que é cada vez que o serviço corre menos bem és chamado a um processo de inquérito disciplinar?
Isto de ser bombeiro municipal só é bom no dia 17 de cada mês, os outros 30 dias são para esquecer...
Sei, pois e tu sabes o que é ser bombeiro voluntário?
Depois de um dia de trabalho entrar de serviço da 20 as 6 horas da manhã uma vez por semana. Ter um dia de formação das 21 as 23H30 uma vez por semana, ir fazer o curso de TAS metendo dias de férias ou ser descontado no meu ordenado, quem diz o TA diz os SD, TA e outros.
Sabes que alem disso tenho que fazer representações e comparecer a inúmera ocorrência porque os meios humanos não chegam para tudo, e a minha progressão de carreira tenho que estudar, ir a formações e propor a exame.
Tenho responsabilidades acrescidas, se o serviço corre mal tenho um processo as costas, e frequente vou a tribunal depo, assim que seja exigido, ainda me descontam no ordenado.
No Verão ainda tenho que fazer ECIN a 1.70 hora, corro o país lés a lés, passando todas as necessidades, e depois ainda chego a minha zona tenho que sair para combater os incêndios na minha zona, porque existem mais veículos além do dispositivo.
Isso tudo Gratuitamente, sabes o que é isso?
sei, sei, sei,... mas tambem sei o significado da palavra voluntario. sera que tu sabes? voluntariado faz-se pelo prazer de ajudar os outros e nao pelo prazer de receber monetariamente!! se nao consegues conjugar o voluntariado com o teu trabalho fazes uma escolha, trabalho ou bombeiros? se escolhes bombeiros opta pela via profissional assim ja nao metes ferias pa teres formaçao ou pa ires para os ecin's! se ja nao tens idade para profissional, paciencia, tiveste a tua opurtunidade. nao te queiches, faz a tua escolha...
ate sempre
Muito Bem…
É de elogiar a atitude dos profissionais de Bombeiros neste blog.
Respondem com clareza ao assunto, respeito pelo próximo, embora os voluntários não tenham tido o mesmo procedimento com os Profissionais.
A demonstração de Profissionalismo, vem nas pequenas coisas, e nos pequenos gestos e estes gestos são elucidar o Voluntariado ao seu significado e termos eles como um complemento ao Profissionais Bombeiros.
Com tanta crise no País e com o desemprego, só na área dos Bombeiros estima-se 35.000 postos de trabalho, e se tivermos uma estrutura Nacional de Bombeiros Profissionais teremos uma Classe forte e digna de direitos.
Em relação ao comentário.
Uma ajuda da ANPC é sempre bom, assim os Municípios não tem que arcar com o pagamento total das horas extras, o Bombeiro Profissional deve ser sempre pago como horas extras a 100% e na eventualidade de se deslocar para fora do seu concelho, terá de ser rendido após 8 horas de trabalho efectivo, assim evitamos o desgaste físico e psíquico do Bombeiro, assim estamos a evitar acidentes graves por negligência muitas vezes praticados por Comandantes nos TO.
Um abraço a todos os Bombeiros e em especial aos Profissionais.
Enviar um comentário