08/05/2010

Material das SIV´s do INEM nas lonas...


As ambulâncias de emergência do INEM têm falta de máscaras de oxigénio, soro fisiológico e paracetamol endovenoso, alertou a Associação de Emergência Médica Pré-Hospitalar (AEMPH).

Esta situação, segundo o presidente AEMPH, José Gomes, passa-se nas ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV) que, em muitos casos, visam assegurar um meio de emergência especialmente qualificado em zonas isoladas com pouca população.

«Nós temos ambulâncias que só têm material dentro da viatura. Já não têm em stock, nem há para repor».

Segundo o responsável, «este problema não é novo, mas tem assumido particular agravamento nas últimas semanas. Os meios só não entraram em colapso porque se têm abastecido nos hospitais».

Pontualmente, o que as tripulações têm feito em alguns sítios é, quando vão a um hospital e gastam o material, pedem emprestado ao estabelecimento de saúde para «não ficarem inoperacionais», explicou.

«O problema é a nível nacional e até tem colocado dificuldades à logística em abastecer os meios que vão estar directamente implicados no dispositivo montado para receber o Papa», sublinhou.

A mesma fonte adiantou que a organização da visita do papa a Portugal implicou um «esforço grande» por o INEM estar em sete frentes de apoio a Bento XVI e aos peregrinos, e um «consumo anormal de medicamentos», mas que não alterou em nada o socorro.

«Felizmente nós tivemos tempo de aprovisionar todos os restantes [meios operacionais]», mas houve atrasos na entrega dos laboratórios, na reposição ou na encomenda que provocaram uma quebra na logística do norte, mas que já está reposta, sustentou.

Fonte: TVI

FIRESHELTER52

Sem comentários: