05/07/2010

Tartaruga morta dá à costa na Ilha de Tavira



Uma tartaruga da espécie Caretta caretta deu à costa já morta na Ilha de Tavira, no domingo.

Nas últimas semanas tem havido diversos casos de animais arrojados à costa, nomeadamente tartarugas, cetáceos e golfinhos.

No sábado, uma baleia com cerca de seis metros de comprimento foi encontrada já sem vida no areal da Praia de Odeceixe, no concelho de Aljezur.

Segundo o relato dos banhistas, o animal foi avistado pela primeira vez "por volta das 08:00 da manhã", numa altura em que "aparentava estar encalhada nas rochas", contou Miguel Correia.

A ondulação acabou por arrastar a baleia para o areal, onde banhistas e Proteção Civil confirmaram que "já estava morta, [tendo] talvez tenha sido atingida pelas hélices de um navio", sugeriu Daniel Sousa, outro banhista no local.

Élio Vicente, biólogo marinho do parque Zoomarine, acredita tratar-se de uma baleia-anã, "uma espécie comum nas nossas águas", depois de analisar uma fotografia do espécime encontrado.

A Proteção Civil de Aljezur transportou o animal marinho com quase cinco toneladas para "um local apropriado", garantiu fonte do município.

Fonte:barlavento.online

FIRESHELTER52

2 comentários:

Anónimo disse...

fogo, tavira é tipo entroncamento...é só fenómenos

Anónimo disse...

Não se diz "fogo"!

Aqui diz-se "PORRA"

:)