12/09/2010

Equipa ECIN desactivada pelo CODIS


O CODIS de Braga, Hercílio Campos, desactivou a equipa de combate a incêndios ECIN dos Bombeiros Voluntários de Braga por esta “não estar a cumprir o que está acordado” com a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

Na sequência de uma inspecção de rotina, anteontem, constatou que dois dos cinco elementos da ECIN tinham sido afectos a outro serviço que não o combate a incêndios, neste caso o transporte de doentes.

Hercílio Campos admitiu que a ECIN dos BVB pode ser reactivada logo que estejam reunidas as condições.

Aliás, ontem mesmo, o comandante distrital deslocou-se ao quartel dos BVB para reactivar a equipa.

Da parte dos BVB, o comandante, António Cerqueira, admitiu que dois elementos que integram a ECIN foram terminar um serviço de transporte de doentes, na sequência da avaria de uma das viaturas da corporação.

Não íamos chamar ninguém de fora e temos compromissos a cumprir” argumenta António Cerqueira, que fala de “excesso de preciosismo”, até porque: “é um serviço que prestamos à ANPC” e “sempre que haja um problema não vão estar os cinco”.

FIRESHELTER52

3 comentários:

Anónimo disse...

Quando as equipas de ECIN´s são encaminhadas para outras situações de emergência nomeadamente desencarceramentos, INEM´s, fogos urbanos ou outros salvamentos de relevante importância ainda que não se compreenda o motivo pode ser aceite.

Agora,um CB adiar o inicio da Equipa de Intervenção Permanente porque até ao fim de Setembro tem 7 elementos do ECIN e do ELAC ao serviço no quartel e assim podem poupar umas milenas...

Utilizarem os ECIN´s para o bom funcionamento de um CB dando-lhes todas as missões que não se refletem numa ambulância, como corte de árvore, esgotamentos, aberturas de porta, lavagens de estrada, salvamentos de animais, tudo isto e muito mais, quando deveriam ter assegurado para estes serviços uma panóplia de bombeiros contratados pelas Associações...

OS ECIN`s não foram criados para COMPLEMENTAR e melhorar a resposta dos bombeiros Portugueses na altura critica dos incêndios florestais?

O senhor CODIS de Braga mostrou que ao invés, os ECIN´s estão a ser utilizados para melhorar a resposta particular de cada CB utilizando as necessidades em proveito próprio.

No dia que o estado acabar com este esbanjamento de dinheiro o que fazem os corpos de bombeiros de Portugal no Verão?

Fecham as portas?!

...Mais uma vez...
Senhor Ministro da Administração Interna, ponha os olhos nisto...

Veja para onde andam os dinheiros dos contribuintes Portugueses...

Será que os GIPS´s da GNR também desguarnecem as equipas na altura critica para prestarem serviços nas unidades onde estão instalados?

Será que a FEB ou os sapadores florestais também fazem “biscates” quando não estão no combate?

Anónimo disse...

Então e aqueles serviços que não são efectuados por ninguém, mas a Autoridade manda nas mesma o dinheiro, para onde vai esse dinheiro?

Anónimo disse...

Tenho uma questão para o anonimo das 15h50!
Concordo com muitas coisas que falou, mas não será um mal geral?
Quantas vezes chegamos aos T.O. e as equipas dos GIPS tem 4 elementos?? Não é a composição da guarnição de 5 elementos?? onde estão, de férias?? de descanso??? em pleno verão, epoca de incêndios!!!
Os sapadores florestais, exactamente o mesmo descrito anteriormente!
Não será já um mal instalado??!!
A.F.