
Este exercício é planeado e conduzido em modo Command Post Exercise ( CPX – Exercício de Posto de Comando), não envolvendo meios reais, e tem como finalidade de testar a reposta do Sistema de Protecção Civil a uma situação de ocorrência de um evento sísmico no Algarve, que por consequência vai-se proceder a activação do Plano Municipal de Emergência de Protecção Civil.
Neste âmbito, todas as entidades envolvidas atuarão como se situações reais se tratasse, procedendo as ações necessárias para a resolução das mesmas.
Visando assim treinar toda estrutura operacional e entidades com responsabilidades de protecção civil, bem como envolver e accionar os diversos meios e recursos, de forma a garantir uma resposta adequada tanto a nível Distrital como Municipal.
A realização deste exercício é de extrema importância para o Algarve, visto que o mesmo é uma zona de grande actividade sísmica, sendo expectável que seja atingido por um evento relacionado com este risco natural, podendo também originar um Tsunami causando assim graves consequências para a região.
Foi assim o Sismar10 a 29 de Novembro de 2010 pela PCM de Tavira:
FIRESHELTER52
Sem comentários:
Enviar um comentário