01/10/2012

Atendimento da Emergência Médica mais longe dos Algarvios (CODU)

Passados mais de 12 anos o CODU Algarve deixa de fazer o atendimento das chamadas de emergência ficando estas encarregues nos 3 outros CODU´s.

As chamadas 112 dirigidas à emergência médica da região algarvia, são atendidas pelos três outros CODU´s (Lisboa Porto ou Coimbra), ficando apenas um posto em Faro para passar os serviços aos PEM´s, o mesmo, apenas com um operador por turno.

Alguns funcionários do CODU Algarve foram em mobilidade interna transferidos para centros de saúde da região ambulâncias e logística do INEM.

Fica a partir das 00:00 de dia 1 de Outubro a emergência médica no algarve atendida por operadores em Lisboa...


O que é um CODU do INEM:

Os Centros de Orientação de Doentes Urgentes são Centrais de Emergência Médica responsáveis pela medicalização do Número Europeu de Emergência - 112.

Os pedidos de socorro efectuados através do 112, que digam respeito a situações de urgência ou emergência médica, são transferidos para os CODU.

O INEM tem quatro CODU em funcionamento: Lisboa, Porto, Coimbra e Faro.

Compete aos CODU atender e avaliar no mais curto espaço de tempo os pedidos de socorro recebidos, com o objectivo de determinar os recursos necessários e adequados a cada caso.

O seu funcionamento é assegurado, 24 horas por dia, por equipas de profissionais qualificados (Médicos e Técnicos) com formação específica para efetuar o atendimento, triagem, aconselhamento, seleção e envio de meios de socorro.

Para o efeito, os CODU dispõem de um conjunto de equipamentos na área das telecomunicações e informática que permitem coordenar e rentabilizar os meios humanos e recursos técnicos existentes.

Os CODU coordenam e gerem um conjunto de meios de socorro (motas, ambulâncias de socorro, viaturas médicas e helicópteros). Os meios são selecionados de forma criteriosa de acordo com:

a situação clínica das vítimas
a proximidade do local da ocorrência
a acessibilidade ao local da ocorrência
Este serviço assegura o acompanhamento das equipas de socorro no terreno através de informações clínicas recebidas.

É ainda possível selecionar e preparar a recepção hospitalar dos doentes, com base em critérios clínicos, geográficos e de recursos da unidade de saúde de destino.

FIRESHELTER52

3 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite...
Noticia carece de correção ...
O atendimento das chamadas de emergencia é Nacional ...ou seja, qualquer chamada de emergencia a necessitar de intervenção do CODU é atendida em Lisboa, Coimbra ou Porto.
Cumprimentos

João Horta - FIRESHELTER52 disse...

Tem razão, já foi corrigido.
Muito obrigado pela atenção
FIRESHELTER52

Anónimo disse...

O que fica mais longe é o accionamento! E esse sim é preocupante... Se o sistema de georeferênciação não funcionar bem (como todos sabemos que não funciona!), será um opcem que não faz a mínima ideia onde fica Alte (por exemplo) a accionar o meio mais perto para lá! Mas como o operador não faz ideia onde fica e o sistema não funciona bem... Tirem as vossas conclusões!
Mas é tudo em prol de um melhor SIEM e de um melhor socorro à vítima! Enganem-me que eu gosto!!!!