20/01/2010

Quanto Custa?


Li uma noticia no jornal o Mirante, na qual surgia a admiração e a indignação do valor apresentado pelos BV de Vila Franca de Xira ao doente que fretou uma ambulância de transporte para se deslocar a uma consulta a um hospital.

Uma das frases mais repetitivas por parte do utilizador foi que os bombeiros não lhe tinham informado que teria de proceder ao pagamento da deslocação, e ainda para mais iam várias pessoas dentro da mesma ambulância que era tipo carrinha.

Eu, como bombeiro profissional, também já fui abordado várias vezes no decorrer do meu serviço com afirmações muito parecidas às proferidas pelo queixoso no jornal atrás referenciado.

Assim, e para esclarecer algum curioso ou um utente interessado em utilizar os serviços dos bombeiros na valência de transporte de doentes passo a explicar:

- Quando se está perante uma EMERGÊNCIA independentemente da sua natureza, saúde, fogo, policial, judicial, entre outras, deve-se estabelecer SEMPRE contacto através do número de telefone 112 e pedir a respectiva AJUDA.

- Quando por sua vez o 112 na valência da Emergência Médica, (CODU) após triagem achar que o serviço não é uma emergência mas justifica-se um transporte ao hospital, dirá ao contactante que este deverá ligar directamente aos bombeiros a fim de se proceder a um serviço de transporte em ambulância não INEM, as despesas de deslocação devem ser suportadas pelo doente.

- Sempre que a ocorrência o justifique, e através do 112 o serviço será executado em ambulância INEM, o que não trará encargos para o utilizador.

- Quando um doente quiser fretar uma ambulância de transporte para se deslocar a uma consulta ao hospital, poderá faze-lo dirigindo-se ou telefonando aos bombeiros afim de efectuar a respectiva marcação.

- Os encargos financeiros do serviço serão feitos tendo em conta a deslocação paga ao quilómetro, no valor unitário de 61 cêntimos.

- Muito importante, e principalmente onde surgem as maiores duvidas, a conta dos quilómetros é calculada da seguinte forma:

- Quartel dos Bombeiros casa do doente (X), Casa do doente Hospital (Y), Hospital quartel de bombeiros (Z), = (X+Y+Z) x0,61 = valor a pagar.

- Um serviço dentro da Cidade de Tavira para o Hospital de Faro dá em média 75km, o que perfaz um pagamento entre os 45, 46 euros.

- Há casos especiais onde o médico de família ou o médico do hospital onde decorre a consulta se responsabilizam pelos encargos financeiros do serviço, devendo assim os utentes falar com os mesmos e pedir a respectiva guia ou termo de responsabilidade.

- Quanto á lotação das ambulâncias, tudo se deve às categorias das mesmas.

-Uma ambulância de transporte múltiplo, ABTM, não dispõe de macas podendo transportar vários doentes sentados.
Em Tavira os bombeiros não dispõem deste tipo de viaturas.

-Uma ambulância de transporte de doentes, ABTD, poderá transportar até dois doentes, e é tripulada por bombeiros com formação específica.

-De relatar que nos Bombeiros de Tavira, apenas com uma excepção, as nossas ambulâncias ABTD, possuem o equipamento adequado á prestação de socorro e emergência médica, sendo encarruçadas no mesmo local e com a mesma carga que qualquer viatura INEM.

Fireshelter52

2 comentários:

bOmbEiRinHo disse...

No CB Caneças o valor a pagar é de 20€ para sócios por cerca de 28 Km. O valor pedido em VFX é exorbitante mas há mais assim... mesmo aqui ao pé de nós!!!

Anónimo disse...

rtyuu