21/04/2010

Credibilidade do INEM posta em causa


Os enfermeiros de emergência pré-hospitalar avisaram esta terça-feira que o INEM está a falhar a auditoria a vários desfibrilhadores nas ambulâncias, um procedimento que é obrigatório por lei, uma vez que estes equipamentos são usados por pessoal não-médico.

O Conselho Português de Ressuscitação diz que a “situação fere gravemente a credibilidade do INEM, no que diz respeito à sua qualidade de entidade licenciadora e supervisora da desfibrilhação automática externa, uma vez que é aparente a incapacidade de gerir o seu próprio programa de desfibrilhação”.

O Conselho considera que a auditoria aos actos de desfibrilhação é uma “etapa fundamental” no processo de controlo médico, uma vez que estes equipamentos são usados por pessoal não-médico”.

Segundo a Associação de Enfermeiros de Emergência Pré-Hospitalar, desde Outubro que todas as intervenções de desfibrilhação feitas com uma determinada marca de aparelhos são apagadas, impossibilitando uma auditoria.

Contactada pela agência Lusa, fonte oficial do INEM disse que qualquer eventual problema de transferência de dados “nunca compromete o socorro”.

Por: BPS

FIRESHELTER52

Sem comentários: