06/04/2010

Heli INEM Algarve



O meio aéreo do INEM ao serviço da região teve hoje a sua primeira actuação.

Foi accionado para um grave acidente ocorrido na auto-estrada que vitimou gravemente 4 pessoas, tendo sido enviados entre várias ambulâncias de socorro 2 meios de SAV ao local.

A VMER sediada no CS Albufeira e o Heli sediado na BHP de Loulé.

Uma das vítimas, a mais grave seguiu no meio aéreo, as restantes foram encaminhadas ao HFaro em ambulâncias dos Bombeiros e INEM.

O meio aéreo, opera 24 horas por dia, é tripulado por um médico e um enfermeiro e a respectiva equipa de pilotagem e mecânica.

Está sediado na BHP de Loulé, apoiado por um veículo VMER, para, quando não houver “tecto” que permita a utilização do meio aéreo, a respectiva equipa médica deslocar-se ao local e manter a operacionalidade deste meio SAV em todas as situações e condições atmosféricas adversas.

Neste momento o Algarve já dispõe de vários meios SAV:

-VMER HFaro
-VMER CODU
-VMER Albufeira
-VMER HBarlavento
-HELI SAV em Loulé apoiado por VMER.

Dentro do universo do socorro e salvamento o Algarve dispõe ainda de mais um helicóptero permanente com equipa de recuperação e resgate.

Sediado na BHP de Loulé, serve todo o Algarve e Baixo Alentejo, e a maioria dos seus serviços está relacionado com resgates de incidentes ocorridos em planos acidentados verticais na serra, e escarpas da orla costeira.

Nos meses de Julho a Outubro, o serviço de helicópteros é reforçado desta feita no apoio aos incêndios florestais, com a entrada em funcionamento de mais dois meios aéreos, um em Monchique e outro em Cachopo-Tavira.

FIRESHELTER52

Sem comentários: