24/10/2010

Bombeiro Algarvio recebe Medalha de Mérito de Protecção e Socorro

Um total de 4047 horas de serviço operacional ao longo do ano passado fizeram de Manuel Maria Duarte Oliveira, de 58 anos, o bombeiro algarvio que mais trabalhou no distrito, em 2009.

A dedicação levou-o a receber, com mais 17 colegas representantes de todo o País, a Medalha de Mérito de Protecção e Socorro.

A cerimónia decorreu anteontem, em Lisboa, com o ministro da Administração Interna, Rui Pereira.

Nos Bombeiros Voluntários de Silves (BVS) há 28 anos, onde é bombeiro de 3ª classe (antes foi motorista), Manuel Oliveira disse "não estar à espera da condecoração" e, humilde, frisou que "muitos outros também a mereciam".

A média de serviço operacional nos BVS, que contam com 82 elementos, ronda as 1500 horas por ano.

Sempre voluntário na corporação de Silves, Manuel Oliveira recordou que "antes, era tudo mais difícil". E explica: "Só tínhamos dois carros de combate a fogos [um ligeiro e um pesado], um tanque de 5000 litros de água e quatro ambulâncias".

O bombeiro abraçou a causa dos ‘Soldados da Paz’ por sentir uma "necessidade de servir" e explica que para se ser bombeiro é "preciso gostar e ter sentido de missão".

Para o comandante dos BVS, a condecoração atribuída a Manuel constituiu "um orgulho e uma emoção" para a corporação.

Luís Simões referiu, ainda, ter havido "um aumento do trabalho operacional, sobretudo na área da saúde, mas, pelo contrário, nos fogos, a situação esteve calma".



FIRESHELTER52

2 comentários:

João Horta - FIRESHELTER52 disse...

O equivalente a 169 dias de trabalho a 24 horas consecutivas...

Se um bombeiro fizesse 8 horas por dia sem folgas, sábados ou domingos, o ano teria de ter 506 dias para poder fazer as 4047 horas, sem faltar dia nenhum...

11horas por dia durante 365 dias, sem faltas, folgas férias ou licenças...

Matemáticamente só neste caso ou algo muito semelhante se consegue atingir o patamar das horas vencidas por este operacional

João Horta - FIRESHELTER52 disse...

Imaginado que o mês só tem 22 dias úteis de trabalho, a 8 horas diárias, dando no total 176 horas por mês, ao fim do ano estariam vencidas 1936 horas, já contando com os 22 dias de ferias fins de semanas, e sem feriados ou pontes...

Ainda assim consegue ter em crédito 2111 horas, (mais do dobro do que aquelas que tinha de trabalhar)...