06/01/2011

Arquivo Municipal de Tavira Documento do Mês



Bomba, Pessoas e Bombeiros
Pouca gente saberá, mas foi pela iniciativa de João Daniel Gil Pessoa, primo próximo do grande poeta Fernando Pessoa, que foram criados os Bombeiros em Tavira.

A ideia surgiu em 1884 pela "pessoa", deste activo tavirense e conceituado industrial que também criou uma fábrica de Moagem no
extinto Convento das Bernardas.

Porém a ideia só se concretizou em 1887 com a aprovação dos estatutos da "Associação de Bombeiros Voluntários de Tavira".

O primeiro Presidente da direcção desta nobre instituição foi Roque Féria que fazia parte da comissão organizadora composta por várias pessoas entre elas Jacques Pessoa, outro primo do Poeta.

A escolha do primeiro Comandante recaiu em Manuel Ferreira Aboim, sendo então nomeados 1º
Patrão (bombeiro) Pedro José Arnedo e 2º Patrão, Manuel Ferreira Pessoa Aboim, este também primo do Poeta.

A título de curiosidade mostramos um desenho anexado a um ofício de 3 de Março de 1888 que mostra um dos primeiros equipamentos dos Bombeiros de Tavira. Trata-se de uma bomba para extinção de incêndios, adquirida a Francisco de Paula, 1º Patrão dos Bombeiros Municipais do Porto, autor do referido ofício e desenho.

FIRESHELTER52

1 comentário:

Um café disse...

Muito interessante e obrigada por divulgar o documento do mês do Arquivo Municipal de Tavira!Para completar e para as pessoas continuarem a ler o Documento do Mês, seria interessante incluir a ligação online:
http://www.cm-tavira.pt/cmt/index.php?module=ContentExpress&func=display&ceid=190
Continue sempre a informar, para termos um "safe place"!