25/07/2013

Agua Salgada como agente extintor...


Faz 50 anos que se fez uma observação e experiências muito interessantes sobre o uso de alguns agentes extintores sobre o fogo.

Estudando a água como agente extintor verificou-se que as soluções aquosas de sais minerais solúveis tinham um comportamento de forma geral muito positivo e mais efectivo do que apenas água quando usada sobre o material combustível de classe A.

Em particular verificou-se que as soluções de carbonato de potássio que possuem uma clara natureza alcalina ganhavam terreno à água, pois estas soluções produzem um determinado efeito ignífogo nas zonas de combustão de material tipo A, tanto dentro como fora da zona de incêndio em desenvolvimento.

Quando a solução se deposita sobre um combustível de classe A, produz-se uma alteração do estado da superfície do combustível fazendo com que a combustão tenha muito mais dificuldade em ocorrer.

Resumindo, fisicamente à uma maior dificuldade do combustível orgânico em produzir vapores combustíveis com a mesma rapidez dando seguimento à combustão, pois uma barreira cristalina residual produzida pela solução produz esta inibição até certo grau de exposição ao calor, atrasando a libertação de gases.

“Água salgada é aplicada sobre o combustível, a água evapora ficando os resíduos da solução, (salitre)”...

No caso de combate a incêndios em hidrocarbonetos, dizem os peritos que o sal presente na água ajuda no processo de extinção.

Este efeito deve-se à acção emulsionante do sal alcalino fazer a junção da água ao combustível líquido em vez de se repelirem um ao outro.

FIRESHELTER52

2 comentários:

Luís disse...

Interessante esta informação. É a resposta a umas das dúvidas da minha infância (o meu avô, ao assar as sardinhas, atirava sal para as brasas do fogareiro quando levantava chama, extinguindo-a). Aqui está a explicação do "fenómeno" ;)

PS: Parabéns pelo blog.

Luís B.
B.V.S.B.A.

emilio disse...

Aproveitando o tema sobre a agua salgada,ha todavia uma questao que me intriga(tambem nao sou perito na materia)porque que os Bombeiros nao utilizam mais a agua salgada para apagar certos incendios se todos sabemos,que na hora do aperto, o importante mesmo e apagar o incendio.Porque Segundo li,a agua salgada,e ja uma tecnica usada ha mais de 30 anos pela Grecia e nao so,tambem a Franca e Corsega fazem uso da mesma,no combate aos incendios.No entanto, ca pelo nosso Portugal,essa tecnica tem sido pouco usada,coisa que para os nossos Bombeiros poderia ter um contributo valioso na luta contra muitos dos fogos dificeis,e onde muitas das vezes se luta pela falta de agua doce.Possivelmente(digo eu) sera a falta de meios especiais,sim porque para usar a agua salgada o material tem de ser adequado e o necessario,derivado ao sal ou salitre,que a mesma contem, que tudo destroi com o passar dos anos.Sera este o problema,que faz com que nao recorremos mais a agua salgada,que nos pelo por aqui(Algarve) temos com abundancia e sem custos?Ou sera tambem pelas quantidades de sal que se podera libertar nessas zonas de floresta e mais tarde,virem a produzir os seus efeitos no solo? Ha quem defenda(especialistas na materia)que a agua salgada poderia ser usada sim, sem causar grandes problemas ambientais graves.Resumindo; O que temos mesmo e de estar preparados para tudo,seja agua salgada ou doce o que importa e realmente apagar o incendio e o mais rapido possivel.A PREVENCAO SEMPRE em primeira linha para bem de todos.