13/01/2012

Domingo Períodos de chuva queda de neve e granizo


O Instituto de Meteorologia (IM) prevê para domingo em Portugal continental a possibilidade de períodos de chuva, queda de neve acima dos 1.200 metros, queda de granizo e descida da temperatura máxima e queda de granizo.

A meteorologista Maria João Frada disse hoje à agência Lusa que para domingo o IM prevê «tempo mais gravoso» com períodos de chuva a passar a aguaceiros, queda de neve acima dos 1.200 metros baixando a quota gradualmente para os 800 metros.

«Vamos sentir a partir da tarde [de domingo] mais frio, haverá uma descida da temperatura máxima, poderá haver queda de granizo devido à passagem de um sistema frontal e ainda neblinas ou nevoeiros matinais em todo o país», adiantou, salientando que esta situação vai ser temporária prevendo-se já para segunda-feira uma melhoria do estado do tempo.

Para hoje, o IM prevê períodos de céu muito nublado nas regiões do Centro e Sul com possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos, na região Norte haverá céu pouco nublado aumentando de nebulosidade a partir da tarde.

«A particularidade ainda hoje é que no Norte haverá neblina ou nevoeiro persistente no nordeste transmontano onde as temperaturas vão permanecer muito baixas e temos acentuado arrefecimento noturno com formação de geada em especial nas regiões do interior devido à ação de uma depressão dos níveis altos da atmosfera que está centrada sobre o território do continente», referiu.

Para hoje estão previstas temperaturas máximas de 14º Celsius para o Porto, 12 para Lisboa e 16 para Faro.

De acordo com a meteorologista Maria João Frada, no sábado prevê-se céu muito nublado nas regiões do Norte e Centro, céu muito nublado, períodos de chuva fraca no litoral a norte do Cabo Mondego para o final do dia que poderão ser de neve acima dos 1.200 metros na serra do Gerês e formação de geada em especial na regiões do interior.

Algarve Primeiro/Lusa

FIRESHELTER52

1 comentário:

emilio disse...

ENTÃO E A CHUVA...NÃO FARÁ JÁ FALTA!
A propósito da postagem do director, sobre a meteorologia,lembrei-me eu, de acrescentar mais qualquer coisa, sobre o assunto, porque acho que, já deve estar a tornar-se preocupante, nalguns casos, ou regiões do nosso Portugal.È que, todos nós estamos muito entretidos com o país politico e, vamos esquecendo, o outro país,o real,aquele, onde mais coisas acontecem e, que a comunicação social, não está para aí virada, ou talvêz esteja,mas adormecida,porque não são essas, as noticias que vendem.Bom, mas isso agora não interessa nada,o que eu quero realmente dizer e,alertar é do que está realmente a acontecer e, está a passar, ao lado de muita gente que é; O fenómeno da seca, ou da falta de CHUVA.Já o ano que passou meteorologico,foi bastante sêco,as terras que estavam já sêcas,estão agora,muito sêcas e, claro um pouco piores.A falta de chuva,poderá traduzir-se num péssimo ano para a agricultura,já não basta ela estar como se sabe.Se por acaso não chuver, nestes próximos 20 dias,algo significativo,num ano em que tudo indicava ser bom(para a agricultura)torna-se-ía péssimo. Isto mesmo a nivel de armazenamento das nossas barragens,que segundo informações estão já na volta dos 40% nada satisfatório.
Esta semana ,já ouvi dizer que a chuva vem aí,oxalá isso seja verdade e aconteça,porque estamos a precisar muito dela,ou então íremos esperar o pior.
Nòs por cá, pelo nosso Algarve, temos tido dias maravilhosos,com algum calôr até,com um clima natural e bem caracteristico, bem nosso, onde normalmente os invernos são amenos e curtos e, onde os verões são longos e sêcos.Isto (é o que todos nós gostamos)Algarvios que vivemos por aqui,e não só,porque já são muitos os estrangeiros que nos procuram não só para passar umas férias como também alguns outros que preferem mesmo viver por cá.
Bem,amanhã é outro dia...talvêz chova...talvêz volte a fazer sol...
não sei...talvêz esteja simplesmente nublado...eu gostaria que não chovesse,mas não pode sêr...porque também sei da importância que essa chuva tem para todos nós e, que, pelo menos por agora, tanto desejamos.
Vamos esperar e, seja o que Deus quiser em colaboração com o S.Pedro!