25/04/2015

Chefe Quirino Calado 6 anos de Eterna Saudade


Quirino Manuel Rodrigues Calado nasceu na cidade de Abrantes, a 25 de Abril de 1961, filho de Manuel Calado Grácio e Madalena Rodrigues Martins, residentes na freguesia de Tramagal.

Foi ali que passou a sua infância e adolescência, até aos 17 anos, aventurando-se depois por Lisboa, onde, depois de vários contratempos, abraçou a vida de bombeiro.

Em 1985, ingressou nos Bombeiros Voluntários de Linda-a-Pastora como aspirante: Fez parte da fanfarra e foi maqueiro durante o dia, enquanto à noite trabalhava no Centro de Coordenação Operacional (CCO) de Lisboa e Vale do Tejo.

Em 1994, passou a ser operador a tempo inteiro, despedindo-se dos BV de Linda-a-Pastora, onde permaneceu até passar ao posto de chefe.

Em 1995, pediu transferência para o CCO do Algarve, actualmente Centro de Distrital de Operações de Socorro de Faro, onde desempenhava as funções de operador principal.

Entre 1995 e a data do seu falecimento, 16 de Outubro de 2009, passou pelos Bombeiros Municipais de Tavira, onde permaneceu até ao ano de 2001, pedindo depois transferência para os Bombeiros Municipais de Loulé, no quadro de voluntários, onde permaneceu até à sua morte.

Este “soldado da paz”, ingressado nos bombeiros em 1985 e admitido no Corpo de Bombeiros de Loulé, por transferência, em 2001, demonstrou excelentes qualidades morais e profissionais, a que se associavam em elevado grau as virtudes da lealdade e da honra, e revelou ao longo destes anos aptidão para servir a nobre causa dos bombeiros em todas as circunstâncias, e capacidade para o desempenho das missões de maior responsabilidade e risco que lhe foram confiadas.

Granjeou sempre a estima, respeito e consideração de todos quantos com ele privaram.

Faz agora 6 anos  que o Chefe nos "deixou" e quero dizer-lhe Chefe OBRIGADO por ter tido a sua amizade.

Descanse em PAZ Chefe Quirino.

Grupo de Amigos dos Bombeiros de Loulé e Bombeiros de Tavira

(por Luís Luz in Facebook homenagem de 2014)

FIRESHELTER52

1 comentário:

Anónimo disse...

Ja là vao 2anos que nos deixas-te, mas a tua presenca esta sempre nos nossos coraçoes. Amo-te muito tio.