Em plena tempestade, Idálio Simão, 29 anos, saltou para telhado e salvou uma jovem...
Só no dia seguinte se apercebeu do risco que correu quando, numa noite de tempestade, em abril de 2012, saltou para o telhado de um prédio de dez andares, em Cascais, para resgatar uma mulher que ameaçava suicidar-se.
Idálio Simão, 29 anos e bombeiro em Cascais, fazia parte da equipa enviada.
Idálio Simão O Bombeiro de Mérito 2012
Idálio é polícia de profissão, pelo que estava entre colegas.
Um deles, negociador da PSP, convenceu a mulher a deixar-se puxar para lugar seguro, mas o salvamento estava longe de terminado.
A debilidade da jovem e a força do vento e da chuva fizeram-na cair, escorregar pelo telhado e ficar presa por pouco.
Foi quando Idálio Simão se amarrou com uma corda, saltou para o telhado e agarrou a mulher pela mão.
Era perto da uma da madrugada e a coragem demonstrada valeu-lhe o prémio Bombeiro de Mérito 2012.
foto MARQUES VALENTIM/JORNAL BOMBEIROS PORTUGAL
FIRESHELTER52
4 comentários:
Matéria bem comovente!O Bombeiro Idalio Simão.foi
Um herói .Enfrentou perigos junto com a vitima,O
Qual ele tentava salva-lá.Deus deu coragem ao
Bombeiro ele usou suas habilidades proficionais,conseguindo tirar a mulher do desespero
A qual se encontrava.Deus agradeceu sua boa ação.
Um Heroi! Com que outra palavra podemos descrever este homem?
E que ser heroi, nao e tao simples assim, conforme apregoam, e este policia/bombeiro assim o demonstrou, ao realizar tamanho feito, pondo a sua propria vida em perigo.Como eu costume dizer, muitas vezes"certas pessoas realmente nos surpreendem".E sao capazes de actos e gestos,na maioria das vezes,inacreditaveis. Chamar a isto coragem?e mais do que isso,e tambem dedicacao,amor ao proximo e muito respeito pela vida humana.E tambem dor, ao perceber, que o fim poderia estar perto desta jovem, e isso, o fez destemido,verdadeiro e heroi.Estas pessoas a que eu chamo de heroi sao raras,(mas existem)nao so pelos seus gestos mas acima de tudo, pela intencao generosa. Este tipo de pessoas sao feitas de material que nao se encontra com facilidade,nascem de uma certa mistura produzida por uns metais preciosos que lhes dao uma grandesa digna que so a dos Deuses.
Este grande ser humano mereceu o premio Bombeiro de Merito 2012 que lhe foi atribuido, porque fez algo de muito perigoso, esquecendo-se um pouco de si mesmo.Bem hajam BOMBEIROS de todo o Portugal!
Com o meu pedido de desculpas ao administrador do Blog aqui venho reparar um descuido meu que so agora vi;E como nao e habito meu escrever seja o que for, e nao mensionar o meu nome(pois sou contra essa decisao de alguns)que escrevem no anonimato, mas que respeito sempre.Por isso venho informar que o comentario numero dois acima feito foi meu.Obrigado!
Muito obrigado a todos os presentes..... eu estive lá mas um pouco depois.... fiz tudo o que podia e não devia para chagar à hora mas foi logisticamente impossível..... conteúdo agradeço mais uma vez o sacrifício dos organizadores e dos convidados..... mas a intenção valeu muito.....Agradeço aos elementos da Associação humanitária de bombeiros voluntários de Cascais..... a minha primeira "casa" bombeiros voluntários de viseu que também estiveram presentes.... e a todos os que me felicitaram de uma forma ou de outra.....Quanto ao prémio dedico à minha família que muitas vezes coloco em segundo plano em prol dos bombeiros e da sociedade..... à fabulosa equipa que esteve no local, que teve a minha vida nas suas mãos.... Dedico ainda aos meus amigos e colegas de trabalho que sabem bem porquê.... E acima de tudo a todos os BOMBEIROS deste país que todos os dias mereciam prémios destes pelas vidas que passam por as suas mãos de uma maneira ou de outra..... pondo em risco as sua própria vida... sem esquecer a dedicação a todos os BOMBEIROS que não tiveram a mesma sorte que eu e infelizmente deram sentido ao lema "VIDA POR VIDA".....A TODOS O MEU SINCERO OBRIGADO.
Enviar um comentário