02/03/2011
Sabe o que faz a proteção civil?
Autoridade Marítima, Bombeiros, Cruz Vermelha, Exército, GNR, Instituto Nacional de Emergência Médica e PSP mostraram em Faro valências e equipamentos.
Governadora civil reconhece que há desconhecimento sobre o sistema de Proteção Civil.
A mostra, que assinala o Dia Internacional da Proteção Civil decorreu hoje no Jardim Manuel Bívar e Isilda Gomes reconheceu que “há desconhecimento por parte dos cidadãos pelo que será necessária uma maior intervenção das entidades responsáveis junto das populações, no sentido de um maior esclarecimento sobre a importância do sistema de Proteção Civil.
A exposição contou com uma demonstração das equipas cinotécnicas da PSP, para lá da presença de meios e recursos dos restantes agentes de Proteção Civil.
“Temos dado passos muito importantes, tanto na reestruturação dos Serviços municipais de Proteção civil, como no reforço dos meios operacionais nesta área e ainda, na elaboração de planos técnicos, de que é exemplo o Plano Distrital de Proteção Civil, que nos permitem atuar de forma mais eficaz”, observou Isilda Gomes, realçando o trabalho em rede que tem sido solidificado nos últimos anos.
Tendo em conta as características da região, em questões como o risco sísmico, incêndios florestais, mas também no que diz respeito à sua condição de destino turístico, que influencia a ocorrência de outros acidentes, ou incidentes, nomeadamente nas zonas litorais, Isilda Gomes defendeu “uma ação concertada de todos os agentes envolvidos numa área prioritária para a região”.
A região tem atualmente "uma elevada capacidade de resposta a situações de catástrofe" acentuou a Governadora civil.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Proteção Civil, que decorrem até ao próximo dia 6, em toda a região, Isilda Gomes presidirá amanhã, quarta-feira, a partir das 10h00, à reunião semanal do CCOD, visitando depois as instalações do INEM/CODU, na zona do Mercado Abastecedor de Faro.
Pelas 16h00, a Governadora Civil visitará o Corpo de Bombeiros e o Serviço Municipal de Proteção Civil de Lagos, cidade onde presidirá à reunião mensal de Planeamento Operacional do Comando Distrital de Operações de Socorro com os Bombeiros da região.
Proclamado pela Organização Internacional de Proteção Civil, a data pretende destacar a importância dos cidadãos e da sua intervenção conjunta com agentes de diversas áreas sociais, em prol da segurança coletiva.
FIRESHELTER52
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário