02/04/2011

Ambulâncias...Governo recua... Transportes grátis


Os doentes com justificação clínica vão voltar a ser transportados de forma gratuita pelas ambulâncias dos bombeiros.

O Ministério da Saúde e a Liga de Bombeiros Portugueses (LBP) já estabeleceram um pré-acordo, no qual a figura da "pessoa doente" e da "pessoa utente" terão tratamento diferenciado.

Os beneficiários do Serviço Nacional de Saúde que sofram de doenças graves, e tenham uma credencial assinada por um médico, não precisam de demonstrar insuficiência económica para usufruírem de transporte grátis.

Por outro lado, os utentes que precisem de tratamentos como fisioterapia ou hemodiálise terão de provar que não têm meios económicos para beneficiarem de apoio.

Na prática, é um recuo do Ministério da Saúde, que determinou no início do ano que todos os doentes tinham de provar a insuficiência económica.

Estas regras levaram a que muitos doentes tivessem desistido de tratamentos e diversas corporações de bombeiros registassem perdas de receitas na ordem dos 30 por cento – já tinham despedido mais de cem tripulantes em dois meses e meio.

Duarte Caldeira, presidente da LBP, salienta que "tudo está bem encaminhado para que na próxima semana se assine o acordo", que "vai permitir que muitas pessoas voltem a ter acesso aos cuidados de saúde" de forma gratuita.

Fonte: Correio da Manhã

FIRESHELTER52

2 comentários:

Anónimo disse...

Isto será fazer politica com os doentes???
Enquanto estiveram no poder mostraram-se irredutíveis nas negociações...
Agora, com os pés na cova, "devolvem" o que tiraram aos pobres...

Anónimo disse...

Este Sócrates é mesmo falso. Durante 6 anos não fez mais nada que tratar os bombeiros abaixo de cão.

Esta lei é para asfixiar economicamente as associaçãoes, e acabar com elas para depois nacionalziar tudo e entregar a consorcios privados.

O imbecial quer fazer disto um negócio, mais uma vez esta a fazer o mesmo que o zapatero fez em espanha, onde nacionalziaou quarteis e entregou tudo a privados.

O que este em marcha desde 2006 é nada masi nada menso que a copia para Portugal do modelo espanhol de socorro, foi isso que os iberistas traidores do PS anadarm a fazer.

Como em espanha não ha voluntariados, cá o PS quer destrui-lo, todos os entraves á iberia castelhana tem que ser destruido.

Este iberista nojento deste socrates, este traidor á patria, depois de ter criado os GIPS cópia da UME, a FEB copia dos bombeiros florestais em espanha, agora queria acabar de vez com os bombeiros com esta lei do trasporte.

Só voltou atras porque toda a oposição lhe deu na cabeça, e vamos para eleições.

Bombeiros que se preze não vota neste imcompetente que destruir o pais em 6 anos e quer destruir os bombeiros.

Boa noite.