30/05/2011

Querem Militarizar o INEM...


PSD Quer «Militarizar» o INEM, Acusa Sindicato
Ao propor a sua integração no Ministério da Defesa

O Sindicato dos Técnicos de Ambulância e Emergência disse esta segunda-feira que o PSD pretende «militarizar» o INEM ao propor a sua integração no Ministério da Defesa, considerando a proposta um «retrocesso gravíssimo» a nível do socorro.

No seu programa eleitoral, o PSD propõe incorporar a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), a Comissão de Planeamento Civil de Emergência e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) num único organismo, o Sistema de Protecção Civil, que será tutelado pelo Ministério da Defesa.

Num comunicado assinado pelo presidente, Ricardo Costa, o Sindicato dos Técnicos de Ambulância e Emergência (STAE) manifesta «espanto, receio e apreensão» relativamente às propostas do PSD para o INEM, actualmente na tutela do Ministério da Saúde.

«Esta medida, completamente irracional e irresponsável, retira os três organismos dos respectivos ministérios, colocando-os num novo sem os respectivos canais de comunicação já criados e sem a experiência adquirida pelos mesmos», lê-se no comunicado.

O sindicato considera que colocar o INEM sob a tutela do Ministério da Defesa «é uma medida irresponsável e insensata», sublinhando que o Instituto Nacional de Emergência Médica lida directamente com as entidades hospitalares e organismos da área da Saúde.

Para o sindicato, vai criar-se «um vazio legal» a nível da emergência médica nacional e o «único organismo do Estado que possui uma saúde financeira vai servir para tapar os buracos de outros organismos que têm as contas num caos».

«Pretende-se militarizar uma área de foro civil, que tem uma função social que necessita obrigatoriamente de uma sensibilidade humana especial para lidar com situações de doença e trauma grave», refere o STAE.

O sindicato alerta ainda que o «corte cego sem olhar a meio vai colocar em risco a emergência em Portugal». Segundo o comunicado, o Sindicato dos Técnicos de Ambulância de Emergência representa mais de 50 por cento do INEM.


Fonte: TVI24

FIRESHELTER52

1 comentário:

Anónimo disse...

O Sr.Presidente do sindicato não parece ter conhecimento do que é ser militar, porque fez alguns comentários infelizes. Disciplina e rigor, dizem-lhe alguma coisa?
Quanto à sensibilidade, o que quer dizer com isso?