06/06/2011

Tavira Salvamento de 2 golfinhos na Ria Formosa


Decorre desde esta manhã um complicado salvamento de dois golfinhos que ficaram presos num atoleiro junto às Salinas numa ribeira que flui para a zona das Coroas em Tavira.

Ao que indica, mãe e cria, ficaram presas no lodo, em seco, correndo risco de sobrevivência, até um caminhante se ter apercebido do sucedido e alertado as autoridades.

Foi enviado para o local uma patrulha da Policia Marítima de Tavira, que prontamente iniciou o salvamento e solicitou apoio complementar e técnico.

No local a planear e a efectuar o salvamento encontram-se além da Policia Marítima de Tavira, os Bombeiros Municipais, Biólogos, a Protecção Civil Municipal e alguns populares.

A técnica e o cuidado necessário para a remoção dos mamíferos, aliados às condições do local onde decorrem as operações de socorro são extremos, levando os operacionais ao limite físico.

As maré baixa são um dos principais condicionantes às manobras de salvamento pois os mamíferos encontram-se a mais de1 km do principal braço de Rio.

As equipas no terreno estão a fazer os possíveis para que o salvamento seja efectuado com o máximo de êxito possível.

:CLICAR NA IMAGEM PARA AUMENTAR:











NOVAS OBSERVAÇÕES:

14:00 horas, depois de resgatados da zona do lodo, foram transportados na embarcação da Policia Marítima fora de barra.
Passados alguns segundos Mãe e cria, tomaram rumo ao oceano e seguiram seu caminho.

FIRESHELTER52

7 comentários:

Anónimo disse...

Tive o previlégio de participar nesta manobra de salvamento, em que estou agradecida a todas as entidades (bombeiros, proteção civil, capitania de Tavira e seus agentes) assim como populares, que muito eficazmente e com espírito de sacrificio contribuiram para o salvamento destes 2 golfinhos. Manter os bichos juntos e com pouco stress foi essencial.

Em nome da Sociedade Portuguesa de Vida Selvagem que represento, um muito obrigada.

Com os melhores cumprimentos,

Ana Marçalo

João Horta - FIRESHELTER52 disse...

Uma vez referi;

"Quando se salva alguém dá-se mais valor à vida"....

Quem passa por esta situação de ajudar, dar a mão, auxiliar, sabe bem, o que é o bater do coração, a ansiedade e o sabor das lábrigas.

Nestecaso de alegria.

Obrigado pela sua ajuda**

FIRESHELTER52

Anónimo disse...

São estes momentos em que mais me orgulho de ser profissional da Polícia Marítima.

Sadoc

Anónimo disse...

Muitos Parabéns a Todos os envolvidos.

Fênix disse...

Gostei, um bom salvamento, todos os envolvidos estam de parabens

Anónimo disse...

Muitos Parabens a toda a equipa que realizou todo o processo de salvamento. Tavira tem exelentes profissionais de salvamento!

Anónimo disse...

Muitos Parabens a toda a equipa que realizou todo o processo de salvamento. Tavira tem exelentes profissionais de salvamento!