16/02/2012

Dois Incêndios lavraram esta tarde no Conselho de Tavira


Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam esta tarde a dois incêndios que provieram de queimas que se descontrolaram.

O primeiro incêndio aconteceu na serra de Tavira, em Talaeiros, ardeu uma encosta de um serro atingindo a área ardida perto de 2000 metros quadrados.

Foi combatido com recurso a um veículo de Combate a Incêndios Florestais e um Auto Tanque dos Bombeiros Municipais de Tavira.

O outro incêndio eclodiu na zona do Almargem, com inicio ao que tudo indica numa queima de restos agrícolas que se descontrolou.

Foi combatido com recurso a um Veiculo ligeiro de Combate a Incêndios, apoiado em seguida pelas equipas que regressavam do incêndio de Talaeiros com os respectivos Auto Tanque e Veiculo Florestal de Combate a Incêndios.

È o 3º dia seguido em que os Bombeiros Municipais de Tavira intervêm em situações de incêndios com áreas ardidas significativas provenientes a queimas que fogem ao controle dos agricultores.

Já foi aqui abordado no blog o tema sobre como se deve proceder no uso do fogo para queimas de sobrantes da agricultura.

Siga as regras de segurança, o vento e o pasto seco são uma contra indicação ao desenvolvimento de queimas.

Não ponha a sua vida e os seus bens pessoais em risco por uma utilização indevida do fogo...



FIRESHELTER52

2 comentários:

João Horta - FIRESHELTER52 disse...

Obrigado Filipa,

Embora bombardeado 2 a 3 vezes por dia, tenho mantido o SAFEPLACE52 à distância dessa noticia.

... e assim, vai continuar...

Um abraço

emilio disse...

QUEIMADAS DESCONTROLADAS...
A queimada agricola é, provocada pelo agricultor, para eliminar vegetação seca, ou lixo, no seu terreno(queimando-o) e, que serve depois, para preparar o terreno para a agricultura ou pasto.Isto é, já uma prática antiga, que se vem verificando, nos pequenos agricultores, ao longo dos tempos,mas que,a ser feito, tem de ser bem controlado pelos mesmos.Só que, não é isso, que de vêz em quando, se verifica, porque as pessoas, continuam a ser negligentes e, continuam a fazer as queimadas, sem saberem, ou preverem, os riscos que estão a cometer. È certo e sabido que, quando a "coisa" corre mal, o que era queimada, transformou-se em incêndio e aí, a chamada obrigatoria e desesperada será a dos bombeiros que muitas das vêzes(dependendo da distancia)quando chega ao local já a área ardida é enorme, sem que nada se possa fazer.ùltimamente, no nosso concelho, os nossos "homens de farda vermelha", têm respondido com prontidão ás chamadas que lhes têm cido dirigidas,(que não têm cido poucas),uma vêz que sabemos que, estamos sim é época sêca, mas também sabemos que, não é para a época em que estamos, registar-se tantos incêndios resultantes especialmente de queimadas.
Não sei se será conveniente(prevenção nunca é demais)efetuar-se campanhas de esclarecimentos junto dos agricultores!
Aqui fica o registo ou a chamada de atenção!