08/03/2012

INEM recebe 80 chamadas por dia por Intoxicações


Quase 80 chamadas por dia são feitas para o Centro de Informação Antivenenos do Instituto Nacional de Emergência Médica, sobretudo devido a suspeitas de intoxicação por medicamentos, disse a coordenadora daquele serviço.

Em entrevista a coordenadora do Centro de Informação Antivenenos (CIAV), Fátima Rato, adiantou terem sido recebidas 28.472 chamadas no número 808 250143, o que equivale a uma média diária de 78 chamadas.

"Em 2010 tivemos 28.281 chamadas, mas, desde 2002, a tendência tem sido para o decréscimo", avançou a coordenadora com base em dados oficiais, sublinhando que isso não significa que tenham diminuído as intoxicações em Portugal.

"O que isto quer dizer é que recebemos um número menor de telefonemas. Nem tudo aqui chega, muitos casos são tratados nos hospitais pelos médicos".

O CIAV, sublinhou, tem como principal função auxiliar os cidadãos ou os profissionais de saúde para um eficiente socorro às vítimas de envenenamento ou de ingestão inadvertida de substâncias potencialmente perigosas.

Os dados indicam que a maior parte das intoxicações ocorre em casa e arredores (garagem, jardim quintal) através da via digestiva, sendo as mais comuns devido à ingestão de medicamentos.

dn.pt

FIRESHELTER52

Sem comentários: