Em Sagres, ontem, nove estudantes ingleses conseguiram salvar-se após terem sido arrastados por um corrente marítima e sofrido diversas escoriações.
Três deles acabaram por receber assistência no Hospital de Lagos.
Na Praia da Rocha, em Portimão, um homem foi vítima de um traumatismo na face ao cair de uma moto de água.
Em Albufeira uma jovem escorregou de uma rocha por causa de um cão, tendo sido salva por uma equipa de grande ângulo dos Bombeiros de Albufeira.
Nove estudantes de nacionalidade inglesa, com idades na casa dos 20 anos, sofreram escoriações nos braços e nas pernas ao tentarem desesperadamente salvar-se, escalando uma falésia após terem sido arrastados por uma corrente marítima.
O incidente ocorreu, ontem, cerca das 17.00, na zona de Armação Nova, a norte do Farol do Cabo de São Vicente, em Sagres, no concelho de Vila do Bispo, depois do grupo de aventureiros ter decidido descer por uma arriba com cerca de setenta metros de altura, com carreiros a servirem de acesso até ao mar, apurou o DN junto da Autoridade Marítima e do Serviço Municipal de Proteção Civil.
Após o susto na água quando nadavam sem conhecer a zona, os jovens conseguiram escapar-se e subir até cerca de metade da arriba, onde acabaram por contar com o apoio de um cabo lançado de uma viatura de todo-o-terreno da Polícia Marítima, entretanto alertada para a situação por um militar da Guarda Nacional Republicana, que se encontrava de folga.
"Quando chegaram ao topo da falésia, duas raparigas e um rapaz tiveram de receber logo os primeiros socorros devido aos ferimentos expostos nos membros superiores e inferiores. Uma das jovens estava mesmo multo mal tratada, tendo sido a que sofreu mais com a situação. Apesar de tudo, todos os elementos do grupo encontravam-se serenos e conscientes do perigo que correram", contou ao DN Joel Ramos, comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila do Bispo e responsável pelo Serviço Municipal de Proteção Civil.
Aqueles três feridos acabaram por ser levados para o Hospital de Lagos, tendo a operação das autoridades sido dada por concluída por volta das 18.00.
http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=2633345&seccao=Sul
FIRESHELTER52
1 comentário:
APOIOS DE PRAIA E A BANDEIRA AZUL...
Hoje,e aproveitando a minha "folguinha" resolvi passar por aqui e, dar o meu contributo,deixando o meu alerta, depois de ler a postagem acima, onde se fala de alguns incidentes e situações que estão constantemente a acontecer ao longo das nossas praias(Algarve).No entanto,o que eu quero mesmo é falar da "nossa"praia "ilha de Tavira" onde todos os dias para lá me dirijo e trabalho.
Sei que, há já alguns anos, que temos e mantemos a bandeira azul(prova da grande qualidade das nossas águas e areias para além de um conjunto de serviços de apoio que se completam, e que nos dá esse galardão).O astear da bandeira azul é sinal de praia oficialmente aberta e segura, presumindo-se que todos os seus serviços estejam a funcionar em pleno, o que normalmente acontece a partir de 15 de Junho de cada ano aqui na ilha de Tavira.
Também sei, que o socorro das praias é da responsabilidade do ISN,mas este socorro, somente existe, se houver concessionários,pois são eles que pagam aos nadadores salvadores,porque o ISN e a Marinha não pagam,somente fiscalizam e muito mal.Mas o que me está a preocupar e a levar a escrever é particularmente pela falta de autoridade em cima da ilha (e quanto a mim) mais grave ainda,a falta de abertura do Posto de Enfermagem.
Pois, tratar de um simples corte,aliviar a dor de uma picada de peixe-aranha ou simplesmente saber a quantas anda a pressão arterial, são tarefas que os enfermeiros e não só,que estão ao serviço nos postos de praia, desempenham, e que são de grande utilidade e de necessidade dos que por cá passam.Esta iniciativa "Apoio de Praia" com a enfermagem, tem vindo a ser um grande sucesso ao longo dos anos, aqui na "nossa ilha" sempre apoiados por uma equipa de grande valor e indispensável dos Bombeiros Municipais de Tavira que bastante têm contribuído para que este apoio tenha vindo a ser sempre um sucesso 24 horas.Acontece que apesar de já terem feito falta estes serviços e por continuarem ainda ENCERRADOS tem se vindo a resolver da melhor forma,no entanto, quero mais uma vêz alertar, para quem de direito para o sucedido e para que nada de mais grave venha a acontecer.
Por último, não quero deixar de dar os parabéns a todas estas pessoas que fazem este trabalho nas praias e especialmente aqui na "ilha de Tavira" que os conheço a todos, pelos seus esforços e pelo bem estar de todos nós.
Para bem de todos!
Enviar um comentário