A ação de formação teve como objetivo a aproximação dos auxiliares dos equipamentos de primeira intervenção utilizados em caso de incêndio disponíveis naquele estabelecimento de ensino.
Após uma introdução sobre fenomenologia da combustão e extintores os auxiliares participaram em exercícios práticos na utilização dos extintores de pó químico, co2 e água.
Nesta interação os formandos puderam desenvolver manobras de combate a incêndios com fogo real, utilizar Equipamentos de Proteção Individual idênticos aos usados pelos Bombeiros e verificar o tipo de resposta de cada agente extintor sobre a classe de fogo em curso.
A experiência foi enriquecedora para os formandos dado o grau de dificuldade e aproximação do realismo a um cenário real.
No final do dia a equipa de Bombeiros Municipais composta pelo Formador de Combate a Incêndios Urbanos João Horta e pelo Bombeiro Pedro Martins receberam um feedback muito positivo da parte dos formandos regressando ao quartel com a certeza que a Escola secundária de Tavira é hoje um lugar mais seguro e com uma melhor resposta ao socorro.
Este já não é o primeiro projeto conjunto entre as duas entidades, que frequentemente com turmas ou com auxiliares, no quartel dos Bombeiros ou mesmo na Escola desenvolvem ações formativas projetadas em articulação com os professores responsáveis pela segurança e o comando dos Bombeiros Municipais.
(Clicar nas imagens para aumentar)
Sem comentários:
Enviar um comentário