22/02/2013

GIPS e SEPNA da GNR em derrame de Matérias Perigosas

Uma Equipa de Avaliação e Reconhecimento da Situação (ERAS) da Especialidade de Matérias Perigosas/NRBQ do Grupo de Intervenção Proteção e Socorro da Unidade de Intervenção foi ativada, pelas 16:55 horas do dia 13, para intervir num derrame de matérias perigosas.

Em coordenação com o Núcleo de Proteção Ambiental de Coruche a ERAS foi ao local e realizou a recolha do composto, em 11 recipientes de 200l a extravasarem, e após análise inicial verificou que se tratava de asfalto, que, sendo matéria perigosa, não representa perigo para a saúde pública à temperatura ambiente.

Tendo o betume de pavimentação uma viscosidade muito superior à do óleo utilizado em motores de combustão, os métodos utilizados na sua remoção não puderam ser os convencionais. Nesse sentido, e depois do parecer técnico dos militares, os resíduos serão removidos pelos serviços municipalizados.

As ERAS NRBQ têm como tarefa proceder a um reconhecimento do local do incidente e a uma rápida avaliação da situação em causa, reportando ao escalão superior, pela via mais expedita, o resultado da sua intervenção. Estas equipas têm ainda capacidade de deteção de agentes radiológicos, biológicos e químicos, amostragem de agentes biológicos e químicos e descontaminação dos operacionais no local.

Data de Inserção: 14/Fev/2013
Fonte: DCRP

FIRESHELTER52

1 comentário:

João Horta - FIRESHELTER52 disse...

De uma forma global generalizada, observo que:

Enquanto os Bombeiros andam ocupados com o transporte de doentes e serviços do INEM, outras entidades e forças crescem e crescem nas áreas que foram a nossa ambição e nos ajudavam a fazer jus ao lema Vida pela Vida...

João Horta
Bombeiro Municipal