06/03/2013

Explosão em navio com 8000.toneladas de Nafta ao largo de Portugal

Ocorreu hoje, no navio tanque “Harbour Krystal”, com bandeira das Bahamas, 116 metros de comprimento e 18 tripulantes uma explosão, pelas 08h12, quando se encontrava a navegar a 13 milhas a sudoeste do Cabo Espichel transportando uma carga de oito mil toneladas de nafta.

A explosão provocou a deflagração de um incêndio e danos na estrutura do navio, tendo sido dado como desaparecido um elemento da tripulação, de nacionalidade filipina.

A Força Aérea envolveu nesta missão 3 meios aéreos:um EH-101 Merlin na missão de Busca e Salvamento, um C-295M na missão de deteção de eventuais materiais contaminantes nas águas onde ocorreu o acidente e um P3-C na missão de busca e salvamento.

O C-295M depois de concluída a missão de deteção substituiu o EH-101 Merlin na missão de Busca e Salvamento tendo depois sido substituído pelo P3-C.

FORÇA AÉREA PORTUGUESA

FIRESHELTER52

1 comentário:

emilio disse...

A fim de completar esta noticia e so para os mais curiosos, resta-me acrescentar que o navio quimico Dinamarques "HARBOUR KRYSTAL" navegava de Lavera (Franca) para Amesterdao. A corveta NRP Jacinto Candido, encontra-se bem proxima do navio acidentado, e foram ja acionados os rebocadores "Svitzer Leixoes" e "Svitzer Lisboa" para prestar a devida assistencia. Entretanto o tripulante desaparecido, ja se sabe tratar-se do ContraMestre. O navio "HARBOUR KRYSTAL" navegava sobre bandeira das Bahamas mas, e propriedade da companhia Dinamarquesa "NORDIC TANKERS A/S" de Compenhaga. Esta ao ter conhecimento do acidente, ja enviou dois comunicados, sobre o acidente, tendo agradecido e enaltecido, a forma eficiente, de como as autoridades Portuguesas prestaram a assistencia. O "HARBOUR KRYSTAL" foi construido na Coreia em Pusan, pelo estaleiro STX,tendo sido entregue a companhia em Setembro de 2006 com o nome de "CLIPPER KRYSTAL". O navio tem 11.262 toneladas de porte bruto e alterou o nome actual em 2011.Esta prevista a sua entrada em Sines para proceder a descarga da carga e logo apos, ira para Setubal, afim de efectuar as reparacoes devidas ou necessarias.