26/05/2013

1981 Transição do serviço SNA para INEM

Com um pouco de história, aproximando mais de 40 anos entre datas, deixo aqui o registo da transição dos veículos que corresponderam à mudança do então Serviço Nacional de Ambulâncias SNA para o atual Instituto Nacional de Emergência Médica INEM.

Ambos os serviços e veículos tinham a valência da resposta à emergência médica pré hospitalar...

A 15 de Julho de 1972, os Bombeiros Municipais de Tavira foram contemplados com uma viatura ambulância especial para ocorrências graves do então Serviço Nacional de Ambulâncias SNA, ligada ao serviço local 115.

Uma ambulância Mercedes-Benz série 200, de cor vermelha e branca e com a iluminação de emergência amarela.

Com 2746cm3, duplo comando de válvulas 160cv às 5.500rpm, segundo a Mercedes, este modelo de 72 possuía o para brisas laminado.

A sua área de intervenção visto estar inserida num projeto de socorro a nível nacional não se limitava apenas ao Concelho de Tavira, na Estrada Nacional 125 servia desde Marim até às Cevadeiras, (Altura).

O espírito emergêncista era idêntico ao de hoje em dia, mas com os critérios de atuação e protocolos adequados às épocas em questão.

Em 1981, foi então entregue a primeira ambulância da era INEM uma Mercedes modelo 207D com a matricula NL-95-11 que serviu durante quase duas décadas os Bombeiros nos socorro e transporte de doentes.

Clique sobre as fotos para aumentar:





FIRESHELTER52

1 comentário:

Anónimo disse...


Com o tempo a proporção e a evolução de tudo.
O mercado.Mostra a tecnologia.E requer uma
Ambulância mais sofisticada,segura,novos equipamento,para acompanhar qualquer atendimento
De emergência.Preservar uma vida e tudo que os
Heróis Bombeiros querem.