29/05/2013

Fotogaleria do 1º Grande Incêndio de 2013 no Algarve - Olhão

Fica aqui o registo fotográfico do incêndio que lavrou na Murteira de Baixo concelho de Olhão no dia 29 de Maio deste ano.

O incêndio desenvolveu-se em terreno irregular, por vezes pantanoso com vegetação característica da Ria Formosa e canaviais bastante extensos.

Este foi o primeiro grande incêndio do Dispositivo de 2013 e envolveu várias forças.

Estiveram em combate os Bombeiros Municipais de Olhão, Tavira, Voluntários de Faro e São Brás de Alportel e ainda elementos do GIPS da GNR.

Não houve apoio de meios aéreos...


A 5 KM do local do incêndio, a coluna de fumo era a que se apresentava na seguinte fotografia:


Cada vez mais perto a coluna de fumo extendia-se pelo horizonte tornado-se cada vez maior:


No local o incêndio lavrava em direção a Sul com muita intensidade:




Acompanhei a frente de combate que integrava os Bombeiros de São Brás com os Bombeiros Voluntários de Faro, apoiados ainda por alguns elementos dos Bombeiros Municipais de Olhão.

Esta frente estava apoiada pelo flanco e pela retaguarda pelos GIPS´s da GNR que vinha desde trás no alcance do incêndio.

Enquanto estes meios se posicionaram, um trator agrícola lavrou uma área de segurança em torno das habitações na direção do incêndio.




Equipa de combate dos Bombeiros Voluntários de Faro em ataque direto ao flanco onde o incêndio se encontrava com mais atividade



Equipa dos Bombeiros de são Brás em combate na tentativa de flanquear o incêndio e chegar até á sua cabeça, onde o mesmo lavrava com intensidade motivado pelo vento que se fazia sentir e pela densidade do combustível






Equipa dos Bombeiros de São Brás chega à cabeça do incêndio, seguindo pela extinção do flanco em direção a sul, onde o combate se mostrou e travou de forma difícil


Momento em que os Bombeiros de São Brás dominaram o incêndio circunscrevendo toda a sua área não o deixando mais progredir...


Hoje tornou-se fácil fazer esta postagem, pois até já me perguntaram se eu ia para os incêndios para trabalhar ou tirar fotos...

Felizmente eu estava de folga e fui no meu carro ao local, ajudar e poder registar estes momentos de glória que nos tornam maiores e fazem juz ao nosso papel na sociedade...

Os Bombeiros conseguem fazer muito... COM POUCO... Por vezes muito pouco, e para mostrarem que estão vivos e ativos na sociedade basta haver mais uns quantos FIRESHELTER´s 52.

Não esperem pelos jornais, pois eles só mostram o que interessa e o que interessa normalmente é quando as coisas dão merda!

FIRESHELTER52

1 comentário:

Anónimo disse...

Bom trabalho fotográfico e descrito,neste dia estava fazendo a subida ao serro S.Miguel, pela vertente sul, e vi a coluna de fumo e pergunta-me a mim mesmo o que seria, quando cheguei a casa e fiz uma pesquisa pelos canais normais de noticias e nada, e eis senão quando deparo com a informação que queria aqui, e quanto ao trabalhar ou informar não se preocupe porque quem nada faz tenta sempre denegrir quem algo faz.