28/07/2013

Fratura coluna em mergulho numa piscina

Jovem inglês de 15 anos foi tomar banho numa piscina do aparthotel Alto da Colina, onde é proibido mergulhar.

Saltou e bateu com a cabeça no fundo

Faltavam poucos minutos para a meia-noite de ontem quando Cody Petyon, de 15 anos, se introduziu , com uma amiga, na piscina interior do aparthotel Alto da Colina, em Albufeira.

Estava fechada ao público àquela hora e apesar dos letreiros a alertar que era ‘proibido mergulhar', o jovem decidiu saltar, com resultados trágicos: bateu com a cabeça no fundo da piscina, fraturou a coluna e corre o risco de ficar paraplégico.

"Aquela piscina fecha às 19h00 e nela não se pode mergulhar nem nadar à noite. Pensamos que o jovem entrou naquele espaço forçando uma das janelas, a partir do jardim", revelou ao CM a gerente do aparthotel de quatro estrelas.

De acordo com Jo Waight, o jovem turista estava com uma amiga adolescente quando mergulhou para a parte baixa da piscina, que tem apenas um metro de altura.

"Foi a rapariga que o tirou da água e chamou os pais, cerca da meia-noite. Nós apercebemo-nos de que algo de estranho se estava a passar quando vimos uma pessoa a correr em direção à piscina e fomos ver o que se passava", adiantou aquela responsável, que afirmou estar "muito preocupada" com a situação.

Cody estava consciente e foi assistido pelos Bombeiros de Albufeira e pelo INEM, tendo seguido de helicóptero para o Hospital de St ª Maria, em Lisboa, onde se encontra em observação.

Corre o risco de ficar paraplégico. O jovem inglês tinha chegado a Albufeira, com os pais e um primo, na passada quinta-feira. A família deveria ficar no Algarve até 1 de agosto.

Por:Ana Palma /Patrícia M. Carvalho in Correio da Manhã

FIRESHELTER52

1 comentário:

emilio disse...

Vou comecar com a PREVENCAO!
Campanhas de sensibilizacao e prevencao sao muito importantes e fundamentais onde alertem para este fenomeno,que esta a aumentar principalmente na populacao mais jovem.Para que nao mergulhem sem antes analisar as condicoes do mar,piscina ou rio.Especialmente em tempo de ferias,no verao,onde o calor nos "empurra"com direcao a agua.
As ferias de verao servem para descontrair,descobrir,partir a Aventura e gozar uma certa liberdade.Este jovem como tantos outros,pensam;"a nos nunca nos acontece nada"somos super-herois,somos capazes de fazer tudo,nao medem riscos e quando acompanhados entao, as demonstracoes de heroismo sucedem-se,infelizmente desta vez nao se saiu bem,nesta sua Aventura onde a culpa foi simplesmente sua.Aqui nao vamos culpar ninguem,porque os avisos la estavam,a piscina encontrava-se fechada ao publico. Portanto sem possibilidade de qualquer acesso da parte das pessoas(publico).O jovem num acto de desrespeito e transgressao e, na ansia de se divertir,salta para a piscina sem medir consequencias e acaba em tragedia infelizmente. Este tipo de acidente esta a acontecer muito frequentemente especialmente no verao e derivado a isso,devemos tomar todas as precaucoes,todo o cuidado e pouco,pois quando acontece pode ate ser fatal.No ano passado(Segundo li) foram 17 os casos de pessoas que foram parar a cadeiras de rodas,derivado a lesoes irreversiveis causadas pelo mergulho.Estamos a falar de acidentes com saltos,para dentro de agua,seja de piscinas,mar ou rio.Portanto,nunca sera demais medidas e campanhas que entrem nas escolas e que sejam especialmente direcionadas a todos os jovens por ser o tipo de pessoa que mais sofre este tipo de acidente, para que,quando o verao chegar este tipo de acidentes diminuem.
Como diz o velho ditado: "MAIS VALE PREVENIR QUE REMEDIAR"