05/09/2013

Padres Flávio Martins e Vasco Figueirinha tomaram posse na paróquia da Conceição de Tavira

Os padres Flávio Martins e Vasco Figueirinha assumiram no passado domingo o serviço pastoral na paróquia da Conceição de Tavira, respetivamente como pároco e vigário paroquial, em missa presidida pelo vigário geral da Diocese do Algarve, o padre Firmino Ferro, na igreja matriz.

Após a leitura da provisão da nomeação do novo pároco, da sua profissão de fé e juramento de fidelidade a Cristo e à Igreja, da entrega simbólica da chave da igreja e da assinatura do auto da tomada de posse, o vigário geral da Diocese do Algarve lembrou.

Com base na provisão de nomeação, o padre Firmino Ferro evocou na homilia os deveres do pároco como o anúncio da palavra de Deus a todos os fiéis, recordando que o prior deve ser o primeiro servidor. O vigário geral lembrou ainda que entre as obrigações do pároco está a visita aos mais carenciados.

Dirigindo-se aos paroquianos pediu que recebam o novo pároco “como seu legítimo pastor, auxiliem-no no bom desempenho da sua missão pastoral, concorram com os bens necessários à sua sustentação de modo que possa dedicar-se, com maior liberdade de espírito, ao serviço evangélico da comunidade cristã”.

Nomeado no dia 19 de julho passado, o novo prior, de 34 anos, substitui o padre Agostinho Pinto acumulando assim com as duas paróquias de Tavira, onde realiza conjuntamente com o padre Vasco Figueirinha, de 25 anos, o mesmo serviço pastoral, sendo que o padre Flávio Martins é prior daquelas comunidades desde setembro de 2009.

folhadodomingo.diocese-algarve.pt

FIRESHELTER52

2 comentários:

Anónimo disse...

html

Anónimo disse...

Como católica que sou não posso deixar de lamentar o discurso feito pelo reverendíssimo padre Flávio no final da eucristia do passado sábado. Não consigo compreender como um padre tão jovem e com o exemplo de mente aberta do papa Francisco consiga ser tão retrógrado ao ponto de considerar a Yoga ou o Reiki como práticas anti-cristãs. Cada vez mais essas práticas estão associadas a terapias adequadas à cura de estados psiquiáticos débeis em alternativa a medicamentos. Por outro lado Sr padre Flávio, saiba que jogar no euromilhões nada tem a ver com o ser ou não cristão. Conheço gente que ganhou muito dinheiro jogando com o qual ajudou na maior parte da restauração de uma Igreja. Finalmente uma palvrinha par as suas homílias: tenha atenção à idade do público a que se dirige. Muitos não entendem uma palvra do que diz e, po isso, muitos se têm afastado. O papa aconselha homílias de 10 minutos no máximo e feitas com linguagem simples e acessível. Quer continuar a ter fiéis nas suas missas? Modernize-se, simplifique o seu discurso, desça à terra dos simples, das crianças.