No dia 25 de janeiro, o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), recebeu um alerta da existência de um objeto suspeito detetado durante atividades de mergulho recreativo na praia da Baleeira, em Sesimbra, de imediato foi ativada a equipa de Inativação de Engenhos Explosivos (IEE) do Destacamento de Mergulhadores Sapadores nº1 (DMS1) da Marinha Portuguesa.
A equipa do Destacamento de Mergulhadores Sapadores, em coordenação com a Polícia Marítima de Sesimbra, localizou o engenho explosivo no local reportado, a 13 metros de profundidade.
Apesar de o engenho explosivo apresentar um elevado grau de degradação, foi identificado como sendo uma granada de 40 mm, tendo sido inativado no local.
É de salientar o comportamento exemplar do mergulhador recreativo que, ao encontrar o objeto suspeito, não o removeu do local, informando de imediato a Autoridade Marítima Local.
Sempre que for encontrado um engenho deste tipo, NÃO DEVERÁ SER REMOVIDO, e a Autoridade Marítima Local deverá ser de imediato alertada através de contato direto ou do número nacional de emergência 112.
https://algarvepressnahora.wordpress.com/2014/01/29/mergulhadores-da-marinha-inativam-engenho-explosivo-na-praia-da-baleeira-sesimbra/
fonte Marinha.pt
FIRESHELTER52
Sem comentários:
Enviar um comentário