03/12/2014

ANPC envia ajuda para Cabo Verde

A Autoridade Nacional de Proteção Civil vai enviar para Cabo Verde um elemento da sua estrutura operacional – a Comandante Operacional Distrital de Setúbal (CODIS), Patrícia Gaspar – para integrar a equipa de missão das Nações Unidas (UNDAC – United Nations Disaster Assessment Coordination Team) que, no terreno, irá proceder à avaliação da emergência e das necessidades de socorro e assistência decorrentes da situação que se vive desde 23 de novembro p.p. devido à erupção vulcânica do Pico do Fogo.

A missão da CODIS de Setúbal foi solicitada ao abrigo do Mecanismo Europeu de Proteção Civil. A partida é hoje às 20:45 horas do Aeroporto da Portela, em Lisboa, e tem como destino a Cidade da Praia, Cabo Verde.
A ANPC, através do seu Comando Nacional de Operações de Socorro, tem acompanhado a evolução da situação de emergência desde o seu início, nomeadamente em estreita ligação com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Além disso, acionou a pedido do Instituto Nacional de Gestão do Território de Cabo Verde o Copernicus Emergency Management Service, da UE, com vista a obter imagens de satélite que permitam a monitorização do evento.
Na sequência do pedido de ajuda feito pelas autoridades cabo-verdianas a Portugal, a ANPC disponibilizou os seguintes materiais e equipamentos:
4.000 Máscaras de proteção respiratória
1 Telefone satélite
50 WC portáteis
500 Camas de campanha
100 Cobertores
200 Lençóis


As Forças Armadas também estão envolvidas nesta ajuda, tendo enviado para a região um navio de guerra da Marinha portuguesa.

ANPC COMUNICADO de IMPRENSA N.º 16 | 03-12-2014 | 18:00

FIRESHELTER52

Sem comentários: