23/11/2015

O que é um Bico de Papagaio - Porque doí?

Osteofitose é uma patologia que se caracteriza pelo crescimento anormal de tecido ósseo em torno de uma articulação das vértebras cujo disco intervertebral, que deveria funcionar como amortecedor entre os ossos, está comprometido. 

Essas alterações, os osteófitos ou bicos-de-papagaio, surgem como consequência da desidratação do disco intervertebral, o que favorece a aproximação das vértebras e torna possível a compressão das raízes nervosas. 

O nome bico-de-papagaio pelo qual a doença se tornou popularmente conhecida deve-se à semelhança dessa expansão óssea com o bico recurvado da ave.

Afeta especialmente as pessoas depois dos 50 anos, mas pode manifestar-se também em pessoas mais jovens expostas a fatores de risco, como a má postura, sedentarismo e obesidade, não esquecendo a predisposição genética e o desgaste natural dos discos intervertebrais próprio da idade. 

Os principais sintomas são dor forte, limitação dos movimentos, perda da força muscular, da sensibilidade e dos reflexos e, em alguns casos, formigueiro.

Não existe tratamento para recuperar o disco intervertebral e os bicos-de-papagaio quando se instalam exigem cuidados para toda a vida. 

Analgésicos e anti-inflamatórios podem aliviar a dor, mas o essencial é desenvolver hábitos que facilitem a correção dos problemas de postura. 

Desta forma, a Fisioterapia, utilizando técnicas manipulativas e meios físicos, juntamente com a prática regular de exercício físico, são recursos benéficos para o controle da doença. 

Os exercícios mais recomendados são os de baixo impacto, tais como hidroginástica, bicicleta, natação e alongamentos.

Se sofre desta doença, procure ajuda na Clínica de Medicina Física e Reabilitação na CVP de Tavira para o controle e tratamento da mesma.

FIRESHELTER52

Sem comentários: