A ANPC, através do CDOS Faro, nos dias 2 e 3 de Maio, realizou um Treino Operacional/Acção de Sensibilização em Operações Nucleares, Radiológicas, Biológicas e Químicas (NRBQ).
A formação foi enquadrada na Directiva Nacional Operaional (DON) n.º 3 para os operadores de Telecomunicações (OPTEL) daquela entidade, bem como para os OPTEL dosdiversos Corpos de Bombeiros da Região Algarvia.
Este treino teve como objectivos principais dotar estes operacionais de competências na recepção de dados, durante uma chamada de socorro para eventos de natureza NRBQ, de forma a conseguirem o máximo de informação durante esta fase e dar apoio à decisão aos Comandantes de Operações de Socorro (COS ) e aos operacionais nos Teatros de Operações.
Serviu ainda de complemento aos cursos de "Controlo de Acidentes com Matérias Perigosas - Nível ", que foram ministrados nos anos transactos aos operacionais dos Corpos Bombeiros Algarvios, que constituem as respetivas Forças Mínimas de Intervenção Operacional (FOMIO).
A formação foi ministrada pelo Comandante Richard Marques, dos Bombeiros de Portimão e formador da Escola Nacional de Bombeiros, na área de Controlo de Acidentes com Matérias Perigosas,
Os Bombeiros Municipais de Tavira estiveram representados por dois operadores de telecomunicação do Serviço Municipal de Proteção Civil de Tavira.
FIRESHELTER52
Sem comentários:
Enviar um comentário