Os avisos tem 4 níveis, Verde, Amarelo, Laranja, Vermelho
Verde – Não se prevê nenhuma situação meteorológica de risco.
Amarelo –Situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.Deve acompanhar a evolução das condições meteorológicas.
Laranja – Situação meteorológica de risco moderado a elevado. Deve manter-se ao corrente da evolução das condições meteorológicas e seguir as orientações da Proteção Civil.
Vermelho – Situação meteorológica de risco extremo.É extremamente importante manter-se regularmente ao corrente da evolução das condições meteorológicas e seguir as orientações da Proteção Civil.
Os ALERTAS destinam-se a colocar de prevenção os agentes de proteção civil e entidades com especial dever de cooperação.
O Sistema de alerta é caraterizado por quatro cores (Azul, Amarelo, Laranja e Vermelho), que compreende a necessidade de adoptar medidas preventivas e ou medidas especiais, consoante a dimensão da ocorrência , a iminência de ocorrência de acidente grave, catástrofe ou desastre natural.Cada estado de alerta compreende:
AZUL
Compreende as situações de emergência rotineira, para as quais os organismos e entidades se encontrem em condições de promover a sua gestão mediante os seus recursos próprios.
AMARELO
Compreende as situações de emergência (iminência ou ocorrência) de âmbito e dimensão relativamente limitada que, contudo, podem potenciar o desenvolvimento de consequências mais gravosas, para as quais, os organismos e entidades necessitam de promover uma atuação concentrada, mediante a articulação de esforços e meios a empenhar. É de considerar a presença até 25 % do pessoal afeto ao Serviço Municipal de Protecção Civil.
LARANJA
Compreende as situações de emergência (iminência ou ocorrência) que justificam a compreensão para ativação dos respetivos planos de contingência, exigindo o empenho global dos meios e recursos e uma inerente gestão de esforço concentrados entre organismos e entidades que prestam o socorro.
VERMELHO
Compreende as situações de emergência (iminência ou ocorrência) que, pelo âmbito, caraterísticas e consequências produzidas, determinam a necessidade de ativação dos planos de contingência e sua respetiva articulação com o Plano Municipal de Emergência Proteção Civil. É exigido o total empenho das estruturas operacionais de proteção civil, nos seus vários níveis de intervenção, conduzindo à declaração do estado de emergência e acionamento da Comissão Municipal de Proteção Civil.NB: Os níveis de Alerta para os agentes são diferentes dos níveis de Aviso para a população, embora frequentemente confundidos pelos Órgãos de Comunicação social.
fonte:https://www.facebook.com/pages/Conselho-Portugu%C3%AAs-de-Prote%C3%A7%C3%A3o-Civil/288233031274468?hc_location=timeline
Copiado no site http://cbbraganca.blogspot.pt para o qual mando um abraço desde cá do sul.
FIRESHELTER52
Sem comentários:
Enviar um comentário