10/04/2018

Uma outra Visão do Suporte Básico de Vida

Quando funciona, a ressuscitação cardiopulmonar (SBV) é uma das intervenções médicas mais satisfatórias. 


Seja por voluntários treinados num campo de jogo ou por uma equipe completa de profissionais de saúde num departamento de emergência, ver um outro humano recuperar um pulso e começar a respirar é uma alegria absoluta.

Mas há um lado mais obscuro do SBV, que muitas vezes permanece oculto. 

E esse é o seu uso indiscriminado entre os idosos frágeis, simplesmente porque não existe um DNACPR (não tente a ressuscitação cardiopulmonar). 

Imagine por um momento o corpo frágil de uma mulher de 90 anos, que tem uma multiplicidade de doenças crónicas, incluindo demência, depois de ter sido submetida a uma RCP vigorosa e malsucedida. 
Os ossos das costelas serão triturados, os tecidos moles serão machucados e os dentes quebrados.

Então, por que continuamos o que eu e muitos outros médicos consideramos uma prática bárbara?

Escrevendo na edição atual do Postgraduate Medical Journal , o Dr. John Launer observa: “Os médicos que são chamados na hora da morte normalmente sentem que não têm autoridade para suspender a RCP, ou temem os riscos legais de fazê-lo - apesar de sabendo que o que eles estão fazendo é inútil. 

Seu medo é compreensível. No Reino Unido, a orientação do Conselho de Ressuscitação afirma que deve haver uma presunção inicial em favor da RCP e os órgãos reguladores continuam impondo sanções aos médicos que decidiram não ressuscitar pacientes que haviam morrido há algum tempo ”.

Há claramente uma necessidade de uma alteração na mentalidade sobre a natureza da ressurreição e da própria morte. 

Launer sugere que um bom ponto de partida é reconhecer que os hospitais hoje em dia estão mais cheios de pessoas com múltiplas comorbidades que em algum momento vão morrer dessas doenças. 

Quando eles fizerem isso, seus corações irão parar.

Veja a postagem completa em: https://www.irishtimes.com/life-and-style/health-family/stop-the-barbaric-practice-of-using-cpr-on-the-very-old-1.3026488?mode=amp

FIRESHELTER52

Sem comentários: