Quando ocorre um incêndio na nossa habitação não há tempo a perder, o fumo e os gases da combustão rapidamente se propagam por todas as divisões, dificultando a mobilidade dos ocupantes essencialmente porque o fumo não nos deixa ver nem respirar.
Associado a um quadro de grande stress a falta de preparação, organização e a tentativa de combater o incêndio faz aumentar o numero de vitimas que algumas vezes se traduzem em situações de morte.
É por isso importante estar preparado na nossa casa, junto da nossa família da mesma forma que já o faz no seu trabalho e os seus filhos na escola, não será uma novidade para eles nem para si.
Crie um plano de ação na sua casa dividido em três partes partes distintas:
Prevenção - Com objetivo de evitar que os incêndios aconteçam:
Defina regras e comportamentos que visem evitar a ocorrência de incêndios, como por exemplo, proibido fumar, sob-carregar tomadas eléctricas , tapar aquecedores, acender velas entre outros...
Intervenção- Saber como atuar em caso de incêndio
Saber como e quando usar um extintor, uma manta ignifoga, usar portas para travar o avanço dos produtos da combustão, entre outros...
Evacuação- Saber sair de forma rápida e segura até a um ponto de encontro
Garantir que os ocupantes da habitação, principalmente as crianças e os mais idosos conseguem sair da habitação de forma segura e dirigir-se para um ponto de encontro familiar num local em segurança, conhecendo os caminhos de evacuação principais e alternativos.
A segurança dos seus familiares no seu espaço doméstico depende de si e da forma como a encara, não facilite, esteja atento, seja resiliente.
FIRESHELTER52
Sem comentários:
Enviar um comentário