11/12/2009

Artilharia Pesada


Os bombeiros municipais de Tavira entre outros veículos, dispões de um exclusivamente dedicado ao combate a incêndios no perímetro urbano e industrial.



Trata-se de uma viatura Iveco Magirus de 1996, com a capacidade de 3200 litros de água.



O veiculo, com o acrónimo V.U.C.I. 08 (Veiculo Urbano de Combate a Incêndios), está preparado para transportar rapidamente uma guarnição até 6 bombeiros para o local do sinistro, e, a partir da sua potente bomba que a 10bar pode debitar até 2400 litros de água por minuto debelar o sinistro.



O veiculo urbano, tal como o seu nome o indica, dispõe ainda de material de combate capaz de actuar na floresta de betão, são exemplos disso jarricans com liquido emulssor capaz de produzir espuma física, alavancas ignifogo, machados, forquilhas, desforradeiras, mangueiras de baixa e alta pressão, equipamento para salvamentos verticais, escadas e cordas.
Possui ainda para protecção dos bombeiros, vários conjuntos de aparelhos respiratórios de circuito aberto completos e ainda alguns reservas.
Um grupo energético de combustão, um grupo hidráulico composto pelo seu gerador, tesoura e expansor para desencarceramento, mais algum material adicional ao serviço de desencarceramento.
Extractor de fumos e uma gama de agulhetas 25mm e 45mm Quadrafogo e outras de 70mm Akron´s, entre outras para a produção de espuma baixa e média.
Possui ainda lanternas intrinsecamente seguras a atmosferas explosivas e um detector de gases atmosféricos com determinados níveis de alerta.



Possui na parte superior um monitor, "canhão", com uma secção de saída de 70mm acoplada uma agulheta Akron, ainda na reserva possui outra agulheta com o sistema "venturi" para a produção de espuma a partir do monitor.



Neste momento é um veiculo que sai ao primeiro alarme de incêndio no perímetro urbano a fim de se proceder a um primeiro ataque rápido e musculado, com o objectivo principal de debelar o incêndio numa fase inicial ou se impossível circunscreve-lo a um espaço, não o deixando tomar proporções onde se venham a registar a perda de vidas ou mais bens.

Sem comentários: