13/08/2010

ANBP pede ajuda a todos os bombeiros do país


A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP) apelou à mobilização dos bombeiros profissionais de todo o país

A ANBP pediu a todos os bombeiros que prescindam das folgas ou "interrompam as férias" para combaterem os incêndios florestais.

No âmbito de um "primeiro balanço" no que se refere aos fogos em curso, e depois de "testemunhos no terreno de elementos de comando e bombeiros", a ANBP conclui que a "falta de organização de comando e coordenação no terreno é um dos principais problemas".

"Há ausência de planeamento e logística -- que advém da falta de comando e coordenação intermédios e com poder de decisão", que se reflecte "na mobilização dos meios materiais e humanos no teatro de operações", refere, em comunicado.

A associação realça que "o facto de se verificarem muitos reacendimentos" é "grave e prova que algo não está bem no terreno".

Segundo o comunicado, "há também uma grande dificuldade de articulação a nível municipal" pelo facto de haver câmaras municipais que não nomearam os comandantes municipais distritais (COM), "que deveriam organizar, coordenar e fazer a ligação com o comando distrital".

A associação lembra que a aprovação da lei dos COM já está em vigor há dois anos e critica o seu incumprimento.

"Não se compreende nem se entende que um incêndio esteja activo há mais de cinco dias e que haja bombeiros a trabalhar 24/48 horas seguidas".

Os profissionais rejeitam "ser penalizados pela não ordenação do território, a não limpeza e ordenamento" da floresta e acusam o Ministério da Agricultura de não ter feito "o trabalho de casa desde 2005", embora reconhecendo que existe uma "situação irregular e anormal das condições climatéricas" e uma "enorme quantidade de fogos de origem criminosa".

http://mobile.economico.pt/noticias/anbp-pede-ajuda-a-todos-os-bombeiros-do-pais_96897.html

Sem comentários: