30/10/2010
O co2... não é frio...
Quero aqui desmitificar um dos estereótipos empregues em torno dos extintores de co2 presente no nosso quotidiano.
O co2 não tem que ser o “tal” gás frio e gélido que milagrosamente sai de dentro do extintor, que após alguns segundos “congelou” o local da ignição, apagando assim os incêndios através dos seus ventos frios ou do preenchimento do local com a sua "neve carbónica" com os tais 78 graus negativos.
Com o vídeo abaixo apresentado, espero elucidar os visualizadores que este gás com um excelente poder de extinção, se encontra em algumas, para não referenciar muitas, reacções químicas e físicas que nos envolvem.
O co2 no contexto da extinção de incêndios, actua sobre tudo por supressão do oxigénio presente no espaço,e ao ser expelido para fora do extintor, dá-se a “vaporização”, ai ele torna-se num gás extremamente frio, que irá auxiliar e reforçar o poder da extinção.
Sendo que o co2 actua por redução do teor de oxigénio e redução da temperatura.
Deixo-vos aqui um vídeo, com uma experiência química, onde poderão visualizar o poder do dióxido de carbono, sem ser através de um equipamento de extinção convencional.
O vídeo é muito interessante e muito formativo.
FIRESHELTER52
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Para os menos elucidados, ele não derrama nada sobre a vela.
Ao verter o 2º copo, os gases provenientes da reacção química no interior (neste caso é o co2, dióxido de carbono), são libertados sobre a chama o que suprime o oxigénio local e extingue o fogo.
Prova disto, que o co2, é apenas frio, porque ao passar do estado líquido de dentro do extintor, para o estado gasoso, numa fase denominada “vaporização”...
Enviar um comentário