26/10/2010

Tsunami: Número de mortos e desaparecidos continua a subir

O balanço provisório do tsunami que atingiu várias ilhas isoladas da Indonésia eleva-se a 108 mortos e mais de 500 desaparecidos, disse hoje um deputado a uma televisão local.

“O último balanço dado pelo centro de crise indica que 108 pessoas foram mortas e 502 continuam desaparecidas”, declarou à Metro TV Hendri Dori Satoko, deputado das ilhas Mentawai.

A Agência indonésia de gestão de desastres informou que uma dezena de aldeias das ilhas Mentawai foram destruídas ou sofreram estragos importantes depois do sismo de segunda-feira, que registou uma magnitude de 7,7 Richter.

Os especialistas afirmaram que se terá produzido um maremoto de baixa intensidade, seguido de pelo menos duas réplicas de magnitude superior a seis graus, segundo o serviço geológico dos Estados Unidos.

O arquipélago das Mentawi, a 150 quilómetros a oeste da costa de Samatra e formado por 70 ilhas, é habitado por cerca de 68 mil pessoas.

O arquipélago é desde há alguns anos muito procurado por praticantes de surf. A empresa de viagens especializada em destinos para a prática de surf “The Perfect Wave” informou hoje, em comunicado, que no momento do «tsunami» tinha no arquipélago 32 clientes.

A embaixada da Austrália na Indonésia indicou por seu lado, numa nota à imprensa, que entre oito e dez cidadãos australianos que viajavam a bordo de uma embarcação estão dados como desaparecidos, dado ter-se perdido o contacto via rádio.

Numa das aldeias devastadas, com uma população de cerca de 200 pessoas, foram localizados 40 sobreviventes, segundo o centro de crise criado pelas autoridades indonésias

:baclink no titulo da postagem:

FIRESHELTER52

Sem comentários: