15/02/2011
Dia Internacional da Proteção Civil comemorado em Loulé
O Dia Internacional da Proteção Civil vai ser comemorado em Loulé com várias atividades, promovidas pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e destinadas a « sensibilizar a comunidade para esta temática», para mais no Ano Internacional do Voluntariado.
Logo no dia 1 de março, data em que se assinala a efeméride, vai estar patente ao público, na Avenida José da Costa Mealha, um stand onde será desenvolvida uma ação de divulgação sobre esta matéria, com o acompanhamento de técnicos da autarquia.
Segue-se um simulacro no Cine-Teatro Louletano, que irá incidir num exercício de evacuação do edifício, na sequência de um incêndio.
Nesta operação, que terá o envolvimento dos Bombeiros Municipais, GNR e outras forças ligadas à Proteção Civil, irão participar alunos das escolas que terão a oportunidade de acompanhar o processo perante uma situação de catástrofe.
Mas o programa das comemorações estende-se para além do dia 1, e inclui também a realização das “I Jornadas Internacionais de Busca e Salvamento de Loulé”, de 11 a 13de março.
Trata-se de uma organização conjunta entre a Câmara Municipal de Loulé e a Equipa Canina de Resgate do Algarve, prevendo-se a participação de várias equipas de busca e salvamento caninas das forças de segurança e voluntárias, portuguesas e espanholas.
No dia 11, as Jornadas iniciam-se com a palestra “A Importância dos Cães de Busca e Salvamento em Catástrofes”, na Biblioteca Municipal de Loulé, pelas 21h00. No dia 12, serão desenvolvidos trabalhos das equipas de resgate, numa aldeia abandonada do interior do concelho (Rocha Amarela, freguesia de Alte), entre as 8h00 e as 00h00.
No dia 13, o programa de atividades encerra com um simulacro de desmoronamento de terras, agendado para as 11h00, na Pedreira Betadot (Barra Brita), localizada em Matos da Picota.
Numa altura em que a Proteção Civil assume um papel de primordial importância nas comunidades, a Câmara Municipal de Loulé tem feito uma forte aposta na área da divulgação e sensibilização das populações, nomeadamente com a realização de simulacros, disponibilização de informação junto sobretudo das crianças e jovens, ou realização de seminários e palestras com a participação de especialistas.
:Backlink no titulo da postagem:
FIRESHELTER52
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário