14/02/2011

Condições meteorológicas adversas

No seguimento do contacto com o Instituto de Meteorologia (IM) realizado hoje no Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), salienta-se que o estado do tempo, pelo menos até à próxima Quarta-feira (16/02), será condicionado pela passagem de uma superfície frontal (14 e 15/02), bem como pela aproximação de uma depressão (16/02), que afectarão todo o território de Portugal Continental. Como tal, salienta-se o seguinte:

· Ocorrência de períodos de chuva, alternando com aguaceiros, no geral fortes, com maior relevância nas Regiões do Litoral Norte e Centro, já a partir da tarde do dia de hoje (14/02). Contudo, a partir da madrugada do dia de amanhã também se prevê a ocorrência de períodos de chuva forte no distrito de Faro.

· Queda de neve em especial nas Regiões do Interior Norte e Centro, situando-se em cotas que poderão descer até aos 600/800 metros.

· Vento soprando de forte a muito forte, tanto no Litoral como nas Terras Altas, e com rajadas que no Litoral poderão ir até aos 70 km/h, e nas Terras Altas até aos 90 km/h.

· Agitação marítima afectando toda a costa do território continental, sendo que a altura significativa das ondas poderá atingir os 8 a 9 metros na próxima Quarta-feira (16/02) na Costa Ocidental, e 4 a 5 metros na Costa Sul. Esta situação de agravamento do fenómeno de agitação marítima será gradual ao longo dos próximos dias, até ao dia 16/02.

· Risco de aceleramento do fenómeno de erosão costeira, chamando-se a atenção para as áreas historicamente mais vulneráveis (exemplo: Litoral de Espinho, Esmoriz e Esposende, Costa da Caparica, Ilhas de Faro, Olhão e Tavira).»

FIRESHELTER52

Sem comentários: