04/03/2011

CBM Olhão Comandante Luís Gomes toma posse


O comandante dos bombeiros municipais de Olhão, Luís Gomes, tomou posse oficial no primeiro dia de março, depois de alguns meses a exercer a dirigir o corpo olhanense de forma interina.

À cerimónia compareceram diversos responsáveis da Protecção Civil e Operações de Socorro do Algarve, assim como os comandantes dos bombeiros da região, para além do presidente da câmara, Francisco Leal, e de outros responsáveis políticos locais.

“Vim das bases, espero que seja um fator positivo e agregador. Sou seguramente o primeiro bombeiro profissional licenciado, no país, a chegar ao topo da hierarquia. Que tal seja também um estímulo para perceber que é possível os bombeiros profissionais formarem os seus comandantes”, referiu o responsável, de 40 anos, 25 dos quais de experiência como bombeiro.

Luís Gomes tomou posse perante todos os elementos do corpo de bombeiros municipais de Olhão – 41 profissionais e 38 voluntários – e, no discurso, destacou o “imprescindível e sempre disponível apoio” da autarquia.

Licenciado em Educação Física e Desporto, o responsável ingressou no corpo de bombeiros de Olhão em 1986. Desempenhou funções de adjunto de comando, 2.º comandante e comandante em substituição nos últimos nove anos.

Possui mais de 2500 horas de cursos de formação específica, diversos louvores coletivos e individuais e é formador da Escola Nacional de Bombeiros, nas áreas de Salvamento e Desencarceramento, Condução Todo-o-Terreno e Laboratório Móvel do Fogo, entre outros conhecimentos adquiridos nos últimos 25 anos.

O autarca olhanense reiterou o seu “apoio e confiança” no novo comandante, referindo-se a Luís Gomes como “uma pessoa que tem evidenciado condições de chefia”.

Destacando a importância de o recém-empossado comandante se ter licenciado, Francisco Leal incitou os restantes bombeiros a apostarem na aquisição de novos conhecimentos e garantiu que “dorme descansado” pois tem “confiança total” nos «soldados da paz» de Olhão.

“Temos feito um grande investimento em pessoal e equipamento, essencial para mantermos um corpo de bombeiros com a qualidade que lhe é reconhecida”, disse o edil olhanense.

Na cerimónia, foram ainda entregues distintivos referentes ao dispositivo especial de combate a incêndios florestais 2010 e dadas a conhecer as fotografias de todos os antigos comandantes, agora em exposição numa sala dos bombeiros olhanenses.

Marcaram presença na cerimónia, para além do vice-presidente da autarquia, António Pina, e restantes vereadores, o comandante operacional distrital de Faro, Vítor Vaz Pinto, e o presidente da Federação dos Bombeiros do Algarve, José Faísca.

:BACKLINK NO TÍTULO DA POSTAGEM:

FIRESHELTER52

Sem comentários: