22/04/2011

3,6 milhões para defesa da floresta contra incêndios no Algarve


O Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Rui Pedro Barreiro, que esteve no Algarve segunda feira realizou com dirigentes da Vicentina - Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste, uma reunião de trabalho sobre questões relacionadas com os projetos de desenvolvimento rural em curso nas Terras do Infante.

“A fileira florestal representa o terceiro setor exportador do País. A floresta tem uma importância decisiva para a economia e para a criação de emprego e é uma riqueza nacional que deve ser uma preocupação de todos”, frisou o Secretário de Estado, para salientar a importância da inteira responsabilização por parte dos proprietários na limpeza dos espaços envolventes, a par do trabalho efetuado pelas autarquias e pela administração central através da Autoridade Florestal Nacional.

Durante a reunião a Governadora Civil anunciou que as ações integradas no Plano de Sensibilização para a prevenção dos incêndios em 2011 vão arrancar no terreno, abrangendo este ano uma área territorial superior à do ano transato.

“A prevenção dos incêndios florestais está diretamente associada aos comportamentos dos cidadãos e se conseguirmos informar e sensibilizar para esta questão, sem dúvida que conseguiremos alcançar cada vez melhores resultados neste campo”, considerou Isilda Gomes, destacando ainda o importante papel das autarquias na prevenção dos incêndios florestais.

A Governadora Civil, reiterou a importância da participação do Exército nas ações de vigilância, parceria que considerou fundamental para os resultados obtidos no Distrito de Faro que, em 2010, registou a menor área ardida a nível nacional.

O Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Rui Pedro Barreiro, referiu por sua vez que o trabalho desenvolvido no Algarve no âmbito da defesa da floresta, face aos resultados obtidos na área da prevenção dos incêndios florestais, deverá ser replicado noutras zonas do País.

Rui Barreiro visitou os concelhos de Lagos e Aljezur e verificou os trabalhos de execução das redes primária e secundária de faixas de gestão de combustível no âmbito dos projetos PRODER, considerou que o esforço desenvolvido na região permitiu alcançar resultados “exemplares”.

O governante salientou como um contributo importantes para este balanço positivo a elaboração do Plano Distrital de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PDDFCI) -o primeiro a ser aprovado a nível nacional, bem como a participação do Exército nas ações de vigilância.

:BackLink no título da postagem:

FIRESHELTER52

Sem comentários: