03/08/2011
PSD testa eficácia do atendimento do INEM
O grupo parlamentar do PSD testou a eficácia do atendimento das chamadas de socorro ao efectuar ao chamada para o número de emergência europeu, o 112, revelou a deputada Joana Lopes.
A deputada social-democrata Joana Lopes revelou o teste feito ao atendimento do socorro do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) durante a audição parlamentar do presidente daquele organismo, Miguel Soares Oliveira.
“Atenderam a chamada aos catorze segundos e não aos cinco segundos como é recomendado”, criticou a deputada.
Miguel Soares Oliveira esclareceu a deputada que o atendimento primário para o número gratuito 112 é feito pela Polícia e não pelos operadores do Centro de Orientação dos Doentes Urgentes (CODU).
“Se eu for assaltado ou se detectar um incêndio eu ligo o 112 e é a Polícia que faz a triagem da situação. Se for uma urgência de saúde encaminha a chamada para o CODU”, afirmou o presidente do INEM.
Miguel Soares Oliveira não comentou a chamada falsa da deputada social-democrata.
Em resposta a deputada Joana Lopes afirmou ser “importante o INEM esclarecer os cidadãos como é feito o atendimento para o 112”.
A audição foi requerida pelo CDS na sequência do relatório do Tribunal de Contas relativo à actividade realizada no triénio de 2007 e 2009 mas apresentado há alguns meses.
CM...3-8-11
FIRESHELTER52
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário