29/11/2011
Actividade Sísmica em Território Nacional
Encontrei este mapa que representa a actividade sísmica em território nacional nas últimas 20 horas, e achei de interesse a sua divulgação.
Cada um deveria vê-lo e fazer o seu juízo de valor sobre a leitura dos dados dos mesmos...
Atenção às falhas do Algarve...
Irei postar novamente, os registos bibliográficos sobre a falha de Santo Estêvão (Loulé), que produziu um sismo de elevadíssima magnitude e sobre as restantes, que em nada abonam a seu favor.
Sigam as ligações e divulguem-nas...
FIRESHELTER52
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
PREVENÇÃO E ESTUDOS SOBRE SISMOS NO ALGARVE!
No ano passado,efectuou-se no Algarve mais própriamente em Faro,um estudo sobre Risco Sismico e de Tsunamis,tendo como objectivo ajudar a prever a catástrofe.
Atravéz desse estudo,foi possivel instalar um simulador de cenários sismicos, que se encontra instalado no Comando Distrital de Operações de Socorro de Faro.
Este simulador,permitará em poucos minutos, apresentar um mapa das zonas criticas, e dar ao mesmo tempo, uma estimativa dos danos materiais e humanos.Quanto ao estudo efectuado, irá ser útil, para atenuar consequências de acidentes graves ou catastróficos, atravéz de um plano especial de emergência.Tudo isto veio num plano de desenvolver politicas de prevenção e proteção adequadas para o Algarve.Para se poder estimar eventuais danos directos,face a diferentes cenários de catástrofe sismica.
Apesar de todo este avanço,não se esqueçam,que ainda(hoje) não é possivel prever sismos,mas sim, é possivel tomar medidas para tentar minimizar estragos e perdas.Infelizmente hoje em dia,a deteção possivel de haver um sismo é como acontece com o clima,é variavel.E nunca ninguém, ou nenhum país, estará preparado para responder a um sismo.Porque nunca saberemos a sua itensidade,nem os danos que poderá provocar,pois variará muito.È certo também, que com este estudo já efectuado,mais a instalação do simulador ,concerteza estaremos mais preparados que antes,mas nunca o poderemos evitar.
Segundo tenho lido,o nosso Algarve encontra-se numa zona de perigosidade sismica grande.A região, encontra-se localizada sobre a placa "euroasiática",que ao longo dos últimos séculos, já foi afectada por sismos, que trouxeram elevadas perdas humanas e materiais.Pode-se até considerar a região onde se tem vereficado maiores itensidades sismicas em Portugal.Ainda sobre estes mesmos estudos, efectuados no nosso Algarve,dos 16 concelhos,apenas dois não seríam afectados caso se registásse um sismo(forte) seguido de tsunami;Seria Monchique e São Brás de Alportel,enquanto o ponto mais vuneravel de todo o Algarve sería Monte Gordo e Vila Real de StºAntónio.Portimão é o segundo ponto mais vúneravel,seguido de Quarteira e Lagos,já as ilhas e ria Formosa virão em quinto lugar.Tudo isto é o que apontam os estudos efectuados por diversas entidades.
Esperemos que estes fenómenos nunca venham a acontecer especialmete no nosso "Portugalito" e em especial na nossa zona Algarvia.Mas na realidade, a vida ensina-nos que a prevenção é a primeira coisa a avançar!
Em setembro de 2010 foi apresentado na Biblioteca Alvaro de Campos em Tavira essa plataforma pelo CDOS de Faro na Pessoa do adjunto Vasco.
Aliás encontra-se neste blog uma simulação do que seriam as consequências de um sismo com a magnitude do de 1755 localizado a SW de Sagres, em pleno agosto na região Algarvia.
Procure por " Simulador de Risco Sismico e Tsunamis do algarve" e veja a postagem original com todos os dados demográficos e outros apresentados.
FIRESHELTER52
Outro dado sismico relevante é o sismo de 1722 ocorrido na falha de ´Santo Estevão que implicaria tantos ou mais danos que a localização SW sagres ou os picos de Goringe.... Tavira, principalmente terá de se por a "pau" com a placa Euro-africana localizada frente ào golfo de Cadis...
Atenção que os sismos ocorridos em terra também produzem tsunamis, tal como o simulador apresentou, a falha de Santo estevão (estoi-loulé), pode atingir até magnitudes de X na escala de Ritcher capazes de produzir por sua vez tsunamis...
Enviar um comentário