01/02/2012

Onda de frio poderá bater mínimos absolutos


A ação de um anticiclone localizado na Europa central que transporta ar muito frio e seco, com trajeto continental, vai afetar o tempo no continente já a partir de amanhã no interior Norte, estendo-se na sexta-feira a todo o País.

O Centro de Previsão do Tempo do Instituto de Meteorologia confirma assim a informação veiculada na passada segunda-feira, prevendo uma descida da temperatura mínima entre os 5ºC e os 8º C em todo o território, a partir de dia 3 sexta-feira.

Desta forma, prevê-se na madrugada de sábado, a ocorrência dos valores mais baixos da temperatura mínima, a qual deverá atingir os -8ºC em Bragança, -1ºC no Porto , -7ºC nas Penhas Douradas , 2ºC em Lisboa , -2ºC em Beja e 3ºC em Faro.

O vento deverá soprar fraco a moderado de nordeste, o que se traduz num aumento da sensação de desconforto térmico, em especial nas terras altas, onde se prevê que soprará moderado a forte.

Onda de frio pode trazer geada negra

O IM prevê que esta situação de tempo frio se mantenha para os dias seguintes, ainda que a partir de dia 5, domingo, se espere um ligeiro aumento gradual da temperatura mínima, devendo no entanto continuarem a observar-se valores de temperatura muito baixos, não sendo previsível que se venham a bater os mínimos absolutos.

Estas condições poderão potenciar a possível entrada em onda de frio de várias estações que atualmente já se encontram próximo de satisfazer os requisitos da Organização Meteorológica Mundial, nomeadamente nas regiões norte e centro.

Esta situação de tempo muito frio associada a valores muito baixos de humidade do ar poderá criar condições para a ocorrência de geada negra em algumas regiões do território.

O IM sugere ainda a adoção das recomendações difundidas pelas autoridades de proteção civil e saúde.

FIRESHELTER52

1 comentário:

emilio disse...

VAGA DE FRIO...E GEADAS!
Por toda a Europa,nestes últimos dias,uma grande vaga de frio,tem assolado alguns países,tais como a RÙssia,Polónia e Ùcrânia,(os mais criticos)apesar de haver outros mais e, onde até no conjunto, terem já morrido cerca de 160 pessoas.Cá pelo nosso país,felizmente,ainda não chegamos a tanto,apesar de anunciarem, constantemente a vaga de frio, que por aí vem.
Parece-me(digo eu)que os media estão a exajerar,no que respeita ao nosso país, afinal, não passam mesmo de previsões,portanto, nada de alarmes! Estes Srs. Jornalistas,parece que vivem de noticias más,noticias e recordações...porque não se darão ao trabalho, de írem á procura de algo bom, para nos transmitirem?Será que não existem bôas noticias?bem, mas isso agora não interessa nada,avancemos e, sem alarmes, por aquilo que já li,dizem que as temperaturas que aí vêm,"não são normais,são sim, abaixo do normal para a época,mas não são extremas nem inéditas", tendo já havido situações semelhantes, nos últimos anos.È preciso vêr, que estamos em pleno inverno,e á anos mais frios que outros.Para mim,e para toda a população em geral,preocupante, e diría mesmo, alarmante, é a falta de chuva, que está muito abaixo da média, para esta altura do ano, principalmente para a agricultura e não só.Não sabemos ainda, se essas temperaturas que por aí anunciam, serão abaixo das normais,o que sabemos mesmo já, e que não é normal, é a súbida tão grande, práticamente todos os dias, dos preços de tudo.Bem, mas pelo sim pelo não,há que prevenir e, já que, com os preços da energia actuais,não nos podemos aquecer como deviamos,resta-nos no minimo(á maioria),beber bebidas quentes, ou beber algo que nos aqueça mesmo!
AGASALHE-SE...