01/02/2013

Bombeiros Vila do Bispo resgatam pescador numa falésia em Sagres

"Um milagre". Foi assim que testemunhas descreveram o que aconteceu a José da Silva Duarte, um pescador lúdico de 66 anos que ontem de manhã caiu de uma falésia em Sagres.

Foi resgatado pelos Bombeiros de Vila do Bispo e Polícia Marítima.

O acidente ocorreu numa arriba de 15 metros de altura, nas Candeeiras, junto às antenas da Rádio Naval de Sagres, pelas 09h00.

José Duarte estava acompanhado por um familiar, que foi o primeiro a descer a arriba, com as canas.

"Quando a vítima começou a descer, agarrou-se a uma pedra que se soltou. Caiu desamparada, sobre uma plataforma rochosa, cerca de três metros abaixo e a 12 metros da água", disse ao CM o comandante Santos Pereira, da Capitania do Porto de Lagos.

A queda de José Duarte foi presenciada pelo familiar, que deu o alerta.

Uma equipa de salvamento em grande ângulo dos Bombeiros, com cordas e uma maca, procedeu ao resgate do pescador, que foi içado pela arriba.

"A vítima sofreu ferimentos na cabeça e escoriações nas mãos, bem como na anca esquerda, o que a impedia de se movimentar", revelou ao CM o comandante Joel Ramos, dos Bombeiros.

O pescador foi depois transportado para o Hospital de Portimão. Está fora de perigo.

Por:Ana Palma in Correio da Manhã

FIRESHELTER52

1 comentário:

emilio disse...

O numero de acidentes, a pesca ludica nas falesias, tem vindo sempre a aumentar,de ano para ano.A sucessao de tragedias, que se tem vereficado no Algarve, devia merecer uma maior reflexao das autoridades locais, e dos que para la vao arriscar as suas proprias vidas.Estes pescadores, nao profissionais, da pesca da linha, arriscam demasiado, sem terem a nocao do risco que correm.Ha ate quem lhes chame de "loucos" mas eles nao se importam.Sao estes os fanaticos da pesca!Mesmo sabendem, do que lhes pode acontecer, nao desistem de tentar levar para casa,ou nao, uma boa pescaria.Muitos sao tambem, os alertas dados pelos que mais sabem ja conhecedores dos locais de pesca, ou ate mesmo pelas autoridades,mas mesmo assim, nao querem saber,arriscam, e colocam-se em locais extramente perigosos, na esperanca de capturar o melhor peixe do dia, e mais, todos se consideram que sabem o que fazem, apezar dos avisos.
Perante isto,o que mais ha a fazer?
E dificil mudar mentalidades, que ja estao tao enraizadas, na tradicao Portuguesa.Dito isto,sei tambem que ha varios tipo destes pescadores:

Ha os que vao so para passar um bocado do tempo em contacto com a natureza, e nao se descuidam.

Ha os que querem mesmo apanhar aquele peixe grandao, nao se importanto com as condicoes climatericas adversas,mas nunca ultrapassando o limite do razoavel.

E ha ainda entao, os mais "loucos" que desafiam tudo e todos arriscando mesmo a sua propria vida.

Eu penso(mas tambem nao sou fanatico da pesca)que seja qual for o tamanho ou a qualidade do peixe pescado, esse, nao VALE NUNCA UMA VIDA!